Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Desenvolvimento do Pensamento Computacional nas Séries Iniciais
Gabriel Ramires Berle, Edimar Manica, Evelin Luiza Stolte, Lisiane Cezar De Oliveira

Última alteração: 08-02-2024

Resumo


O projeto de extensão "Info nas Escolas: Desenvolvendo o Pensamento Computacional na Educação Básica" tem como objetivo enriquecer a qualidade da educação nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com foco no desenvolvimento do pensamento computacional. O público-alvo deste projeto são os estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Menino Deus, localizada em Quinze de Novembro, Rio Grande do Sul. O propósito do projeto é preparar os estudantes desta escola para os desafios do século 21, dotando-os de habilidades cruciais, tais como resolução de problemas, pensamento lógico e criatividade. Além disso, busca-se promover a integração do pensamento computacional em disciplinas tradicionais, tornando a aprendizagem mais contextualizada e relevante. O projeto engloba três atividades principais: gamificação, programação em blocos e robótica educacional. A etapa de gamificação visa revisar os conteúdos trabalhados em sala de aula de uma maneira envolvente e interativa. Foram desenvolvidos jogos educacionais em parceria com os professores da escola, utilizando a plataforma Kahoot. Estes jogos abrangem diversas áreas do conhecimento, como matemática, língua portuguesa, ciências, entre outras. As atividades de gamificação já foram realizadas com sucesso, alcançando resultados positivos, com 92,3% dos participantes avaliando a experiência como ótima ou boa. Atualmente, está sendo realizada a fase de programação em blocos, que tem como objetivo introduzir os conceitos fundamentais de programação, algoritmos e raciocínio computacional de forma acessível e envolvente. Está sendo utilizada a plataforma "A Hora do Código" para oferecer jogos e desafios apropriados para cada faixa etária, visando desenvolver as habilidades específicas de cada série. Em outubro, serão realizadas as   atividades de robótica educacional buscando estimular a resolução de problemas, aprimorar o raciocínio lógico, promover a criatividade e desenvolver habilidades técnicas. Estas atividades serão realizadas no laboratório de informática da escola, utilizando os kits de robótica disponíveis na escola, conhecidos como Kit Escola Maker. É importante ressaltar que este projeto foi desenvolvido em resposta a uma demanda da própria escola e contou com o apoio do IFRS. O compromisso do projeto é continuar aprimorando o ensino por meio da integração de tecnologia e pensamento computacional, preparando os alunos para um futuro cada vez mais digital e desafiador.


Palavras-chave


Pensamento computacional; Educação 4.0; Educação básica

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