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Atividades Plugadas na Escola: Um Relato de Experiência com alunos de 8º e 9º ano do Ensino Fundamental
José Artur Costa, Anelise Lemke Kologeski, Aline Silve Bona, Rafaela Matsubara Caruso

Última alteração: 08-02-2024

Resumo


 

Este artigo descreve a experiência da realização de atividades plugadas com alunos de 8º e 9º ano de ensino fundamental de uma escola pública estadual, a fim de trabalhar conceitos do Pensamento Computacional, promovendo uma experiência diferenciada do tradicional ensino expositivo em sala de aula. O objetivo é promover uma abordagem diferenciada de ensino, tornando os alunos protagonistas do processo de aprendizagem. A primeira oficina contou com a participação de 12 estudantes e foi dividida em atividades plugadas e desplugadas.As atividades plugadas consistiram em um quebra-cabeça e na execução de um labirinto. No quebra-cabeça, os alunos usaram uma base de programação para ligar peças contendo imagens de animais com seus nomes e características. No labirinto, os alunos arrastaram blocos para conectá-los e formar sequências de comandos. Ambas as atividades foram bem recebidas pelos alunos e eles conseguiram concluí-las com sucesso.A oficina teve a duração de 2 horas e contou com a presença de 2 professoras, 3 estudantes bolsistas do projeto e o professor responsável pelos alunos. Os resultados das atividades plugadas foram positivos, pois os alunos conseguiram resolver as tarefas facilmente. Não houve diferença significativa nos resultados do pré-teste e pós-teste, indicando que todos os alunos se saíram bem.No entanto, a oficina enfrentou alguns problemas, como a necessidade de adiar a data de realização devido a um ciclone que atingiu a região e a falta de professores no dia da oficina. Apesar desses contratempos, a oficina foi considerada um sucesso, proporcionando aos alunos uma experiência diferenciada de aprendizagem.Como trabalhos futuros, pretende-se continuar realizando oficinas com os estudantes para despertar seu interesse por diferentes conteúdos escolares. Além disso, há planos de oferecer uma formação de professores para que mais docentes possam utilizar ferramentas tecnológicas em suas salas de aula.



Palavras-chave


Pensamento Computacional

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