Última alteração: 08-02-2024
Resumo
A utilização de aulas práticas pode ser um dos maiores aliados quando se trata do processo de ensino aprendizagem na área das Ciências da Natureza, visto que ela permite que o aluno conecte o conhecimento teórico com a prática, podendo trabalhar seu raciocínio, seu entendimento perante o conceito científico apresentado e na elaboração de hipóteses. Entretanto por mais perceptível que seja para os educadores o benefício do uso de aulas práticas nas disciplinas de ciências, muitas instituições, por fatores tanto internos quanto externos, não conseguem realizar e utilizar de maneira satisfatória esse recurso, visto que o mesmo demanda uma maior carga horária do professor e o uso de materiais que nem sempre estão disponíveis. Pensando nisso, foi criado o projeto “Mostras de Biologia: uma abordagem para estimular o aprendizado” com o objetivo de auxiliar professores no desenvolvimento e execução de aulas práticas, tendo como foco principal estimular os estudantes a busca pelo conhecimento e o trabalho em equipe. Um dos principais meios utilizados pelo projeto, é a criação de “circuitos” interativos no laboratório de ciências das escolas parceiras, voltados a temas de diversas áreas da ciência. Paralelamente, aulas lúdicas e divertidas com materiais biodidáticos são realizadas. Até o atual momento foram realizadas aulas sobre aranhas, microplásticos, abelhas sem ferrão e densidade ( através da formação do arco-íris), tornando a aula uma experiência mais dinâmica para os discentes, como por exemplo cards e banners informativos, vírus em massa biscuit, células e bactérias em feltro, caixas entomológicas e lâminas histológicas de insetos e plantas. Através dessas ações é possível observar um maior engajamento e curiosidade dos alunos perante os temas apresentados pelos educadores.