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O pensamento conservador e a educação : uma visão das escolas civil-militares pelo Twitter
Clara Furmann Fogaça, Alexandre Ricardo Lobo de Sousa

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


Este trabalho refere-se ao estudo da percepção de usuários do Twitter sobre a implementação das escolas civil-militares em conjunto com um estudo bibliográfico da implementação das escolas civil-militares na região metropolitana de Porto Alegre/RS e no Litoral Norte gaúcho. Faz parte de um projeto intitulado "O Pensamento Conservador e a Educação: O caso das escolas civil-militares, educação, neoliberalismo, conservadorismo, militarismo", cujo objetivo é traçar o perfil do pensamento conservador sobre a educação. O objetivo deste trabalho refere-se ao estudo de publicações na plataforma Twitter, as quais, vão se vincular favoravelmente ou negativamente ao Programa Nacional das Escolas Civil- militares - PECIM. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica acerca do tema do neoconservadorismo e da militarização da educação, a qual, foi necessária para a fundamentação da pesquisa realizada.
De acordo com Costa (2019), estamos atravessando um período de ascensão ao fascismo. Em uma pesquisa realizada em 2022 “A Influência das fake news na consciência política dos jovens do IFRS - Campus Osório” foi descoberto que o maior canal de comunicação entre jovens é a rede social Twitter, no campus Osório 39,1% de 200 estudantes produzem suas pesquisas políticas nessa rede social. Visto que uma onda conservadora tem tomado poder no mundo inteiro, é fundamental que o contexto conservador na educação seja estudado pela visão teórica e pela visão de uma amostra da nossa sociedade, portanto, os usuários do Twitter. O avanço de políticas conservadoras na área da educação se distancia dos objetivos dos Institutos Federais, que foram criados com o objetivo de respeito às diversidades. Trata-se de uma pesquisa em desenvolvimento, logo, nossos resultados são parciais. Após pesquisas bibliográficas percebe-se que as escolas civis militares encontram-se em concordância com o contexto de neoconservadorismo. A partir de programas que geram dados estatísticos já foi possível obtermos que a hashtag “PECIM” no Twitter teve 130 menções junto com “funcionários sem educação” e “escola cívico militar já”, as publicações de “cívico militar e educação de qualidade” já alcançaram 258 menções, sendo publicadas por 132 pessoas, dessas 132 todas com comentários de que as escolas cívicos militares são exemplos de educação. Portanto, os resultados apresentados até agora são parciais e pretendemos dar continuidade a esta análise discursiva e crítica de referências do assunto a fim de construir um referencial teórico em conjunto com uso de programas que gerem dados estatísticos das frequências de palavras na respectiva fonte.

Palavras-chave


Militarização; Educação; Twitter

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