Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO DE PROFESSORES E CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES E CONCEPÇÕES
Maria Tanise Raphaelli Bosquerolli Antunes, Carine Bueira Loureiro, Sílvia Castro Bertagnolli

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


Este resumo o produto educacional desenvolvido a partir da pesquisa “Formação continuada de professores e cultura digital: possibilidades e concepções”. Partiu-se da noção de que a Cultura Digital vai além do uso de ferramentas tecnológicas digital, mas constitui-se em uma forma de ser e de estar na contemporaneidade. O objetivo do produto é desenvolver, mediante curso de formação continuada, a compreensão da cultura digital pelos professores, destacando a necessidade de uma abordagem mais ampla, em que eles percebam que contribuir para o desenvolvimento da competência digital dos alunos vai além do ensino e aprendizado de ferramentas tecnológicas. A metodologia para a concepção do curso é baseada em um projeto guarda-chuva desenvolvido na pesquisa "Metodologia para a formação de professores para a Educação 4.0". A matriz de design instrucional do curso segue a metodologia baseada em Filatro (2008), que contempla cinco etapas essenciais para o planejamento, criação e validação do curso. Os participantes do curso foram professores da rede pública de ensino de Barão do Triunfo/RS que, ao final, avaliaram positivamente a formação continuada, ressaltando a importância da abordagem para suas práticas pedagógicas. No entanto, entendemos que o curso não alcançou o seu potencial uma vez que o número de inscritos foi abaixo do esperado, reafirmando a necessidade de que as formações ocorram no horário de trabalho dos professores.


Palavras-chave


Cultura Digital; Formação Continuada de Professores; Tecnologias Educacionais

Texto completo: PDF