Última alteração: 08-02-2024
Resumo
Jardins sensoriais são locais que proporcionam contato com a natureza e estimulam os sentidos humanos. O uso de plantas variadas em cores, formatos, aromas e sabores desperta o interesse dos participantes, reduzindo o estresse, promovendo a saúde mental e proporcionando um momento de pausa do mundo tecnológico. O objetivo deste estudo foi ofertar visitas ao jardim sensorial a escolas e instituições públicas, priorizando as que atendem pessoas com vulnerabilidade social e/ou necessidades especiais. O jardim sensorial está localizado na sede do grupo do Programa de Educação Tutorial (PET) Conexões – Licenciatura em Ciências Agrícolas, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. O local é plano, com floreiras, confeccionadas a 1,3 metros de altura, possibilitando o acesso de pessoas com necessidades especiais (cadeirantes e deficientes visuais). O jardim sensorial foi dividido em setores dos sentidos do corpo humano (visão, tato, paladar, olfato e audição). O setor paladar possui ervas como poejo, hortelã, orégano, tomate-cereja e planta-stevia. O setor olfato contém espécies aromáticas, como: manjerona, manjericão, cebolinha, salsa, alecrim e planta-knorr. No setor tato, plantas de variados tamanhos e texturas, como pata-de-elefante, espada-de-são-jorge, peixinho, aspargo, boldo e, também, pedras e cascas de árvores. No setor visão foram utilizadas diversas plantas, com cores diversas e vibrantes, como flor-da-fortuna, boca-de-leão, amor-perfeito e gazania. Além disso, o setor de audição possui uma fonte d’água, movida a energia solar, e sinos do vento. Neste setor, incentiva-se os participantes à reflexão, com auxílio de uma história e frases motivacionais. Considerando que o contato com a natureza e a socialização diminuíram drasticamente na pandemia, o jardim sensorial torna-se uma ferramenta que oportuniza os participantes a interagirem no espaço, com elementos naturais, diminuindo os níveis de estresse, assim como socializando com os demais participantes por meio das atividades lúdicas. Além de estudantes da instituição (IFRS – Campus Sertão), diversas escolas e instituições públicas de vários municípios da região visitaram o jardim sensorial. Os visitantes puderam interagir com o jardim, suas atividades e participantes, permitindo o contato com a natureza, ampliando suas capacidades sensoriais e sua socialização.