Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
A retomada de movimentos literários na contemporaneidade
Elis Menta de Col, Cinara Fontana Triches

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O presente trabalho é um recorte do Projeto de Ensino “História e Literatura: entrelaçando saberes no Ensino Médio”, que tem como premissa estudar as relações existentes entre a História e a Literatura (por meio da leitura e análise de romances históricos) e produzir conteúdos para divulgação em mídia social, neste caso, o Instagram. Como parte das atividades do projeto, as publicações realizadas nesta rede social exploram os períodos da literatura brasileira, seus autores e obras mais significativas, relacionando a temática das obras e dos períodos trabalhados com produções literárias/cinematográficas da contemporaneidade. Neste contexto, realizamos uma análise sobre a forma como os movimentos literários do Arcadismo e do Parnasianismo têm sido retomados na cultura atual. Deste modo, é válido ressaltar que o estudo aqui apresentado tem como foco a retomada destes períodos no meio digital, através das redes sociais; e, para compreendê-lo de forma mais efetiva, é fundamental relembrarmos das principais características dos períodos analisados. O Arcadismo, enquanto escola literária, apresenta como elemento central a exaltação da natureza e apreciação de uma vida simples e tranquila, que na atualidade é refletida pelo resgate do conceito de carpe diem - expressão latina que influenciou o movimento árcade e nos convida a aproveitar o momento. Já no caso da escola parnasiana, a ênfase na construção poética que buscava alcançar a excelência estética seguindo o princípio fundamental da "arte pela arte", é a característica central, retomada nos dias de hoje por estéticas como o clean girl - tendência de beleza que valoriza a imagem de saúde e bem-estar. Ao analisarmos como os princípios estilísticos e filosóficos citados são reinterpretados e percebidos também nas redes sociais, buscamos compreender e oportunizar discussões acerca da Literatura, de seus períodos e do resgate de conceitos marcantes sob um olhar contemporâneo.

Palavras-chave


Literatura; Contextos Culturais; Redes Sociais.

Texto completo: PDF