Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Melhorando o aprendizado com o uso da calculadora científica.
João Arthur De bortoli Do Amaral, Ângela Teresinha Woschinski De Mamann

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A compreensão e a utilização efetiva dos conceitos e regras inerentes à matemática é, para muitos alunos, uma tarefa complexa exigindo uma maior dedicação e estudo que vão além dos períodos da matriz curricular. Cientes desta situação e buscando melhorar e ampliar o aprendizado nesta área do conhecimento o projeto "O processo de ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos voltados ao Ensino Médio e Superior" vem sendo desenvolvido por professores e alunos bolsistas. Com o objetivo principal de "compreender conceitos matemáticos, definições e aplicabilidade, de modo a viabilizar a resolução de situações-problema e de exercícios de fixação pelos estudantes nos diferentes níveis dos cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul/Campus Ibirubá, as atividades do projeto são desenvolvidas no Laboratório de Matemática,  especialmente às quartas e sextas feiras, no período da tarde, quando os alunos do Ensino Médio não tem aulas regulares, com agendamento de horário e de forma online para os alunos dos cursos superiores. Várias atividades já foram realizadas, entre estas, a oficina de calculadora científica que teve uma ótima participação e foi proposta tendo em vista ser é uma ferramenta indispensável para estudantes, cientistas, engenheiros e profissionais de diversas áreas que lidam com cálculos complexos. Ela vai além das funcionalidades básicas de uma calculadora simples, oferecendo recursos avançados que permitem realizar uma ampla gama de operações matemáticas e científicas, sendo um excelente recurso didático. Até o momento já foram realizadas duas oficinas, nas quais foi explorado as principais características e funcionalidades de uma calculadora científica, incluindo operações com base dez, configurações, logaritmos, porcentagem e atribuição de valores, habilidades estas que podem facilitar a realização de cálculos e operações precisas e eficiente durante as aulas de matemática, física e química, bem como em atividades do cotidiano familiar e/ou profissional do aluno. Os resultados conseguidos são considerados bastante positivos, uma vez que outros alunos manifestaram interesse em participar da oficina e pelo retorno dos professores que observaram o uso de forma mais eficiente deste recurso em suas aulas, consequentemente, a melhoria no aprendizado.


Palavras-chave


Calculadora, Matemática, Ensino.

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