Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Pré-IF: conhecer para integrar
Isabelly de Oliveira Mallmann, Carina Tonieto, Ana Vitória Maldaner, Cecília Klein

Última alteração: 08-02-2024

Resumo


O projeto teve como público alvo estudantes do último ano do ensino fundamental que estudam em áreas afastadas do centro da cidade de Ibirubá. As escolas parceiras foram: As Escolas Municipais Floresta e Hermany, e o CRAS de Ibirubá. Pode-se ressaltar como principal objetivo do projeto o auxílio no acesso ao IFRS Campus Ibirubá. Para cumprirmos estas metas, foram realizadas atividades que integraram os cursos que o campus disponibiliza, para que os estudantes pudessem conhecer e familiarizar-se com a instituição. A justificativa desse projeto é instigar a procura pelo IFRS de estudantes em situação de vulnerabilidade. Nesse sentido, o Pré-If é um dos únicos projetos com caráter democratizante no acesso ao IFRS Campus Ibirubá. Sua operacionalização consistiu em quatro etapas. A primeira, foi de intervenções junto às escolas parceiras, em ações com os alunos. Essas ações tiveram como objetivo a construção de vínculos e perspectivas de continuidade dos estudos no IFRS. Tais atividades consistiram em rodas de conversa e dinâmicas grupais, a segunda etapa consistiu em visitas ao campus Ibirubá, de modo a conhecer a infraestrutura dos cursos e dos diferentes espaços de convivência. A terceira etapa consistiu no esclarecimento do processo seletivo e auxílio para inscrição. Na quarta etapa ocorreu as orientações para a realização da prova. No desenvolvimento do projeto foram realizadas várias atividades: elaboração de um jogo visando apresentar o IFRS de uma forma lúdica e interativa; participações em três reuniões de discussão e elaboração do PDI, também, de duas reuniões para elaboração do plano estratégico de permanência e êxito do campus Ibirubá; elaboração do cronograma para cada uma das seis atividades propostas aos alunos do CRAS e das escolas parceiras Hermany e Floresta. Os estudantes do CRAS e das escolas parceiras fizeram uma primeira visita ao campus Ibirubá, na qual foi realizada uma apresentação da infraestrutura por meio de um tour; realização do Scratch e uma visita ao IF-Maker; realização da oficina de técnicas de estudo e o jogo Conhecendo o IFRS; realização de uma gincana de encerramento das atividades com os estudantes do CRAS e das escolas parceiras; renovação dos dados das escolas da região e convite às escolas para a participação do evento Vem pro IF; realização do evento Vem pro IF e, posteriormente, o auxílio aos estudantes para a inscrição do processo seletivo do IFRS campus Ibirubá. Haverá um auxílio aos estudantes para a realização das matrículas. Observou-se com o projeto, resultados positivos, mantendo uma boa parceria com as escolas, com o poder público local, boa participação dos estudantes no projeto e satisfação dos mesmos em conhecer o IFRS campus Ibirubá.



Palavras-chave


Estudantes. Vulnerabilidade. Acesso.

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