Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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IF transforma: educação em direitos humanos, diversidade e transgeneridade
Maria Eduarda Ramos de Oliveira, Kathlen Luana de Oliveira

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este projeto de ensino vem sendo desenvolvido no campus Osório do IFRS e tem a intenção de abordar a transgeneridade no ambiente escolar e sua relação com a educação em direitos humanos. O projeto pretende identificar processos educativos que facilitem a criação de um ambiente acolhedor e reconhecer conflitos e violências experienciadas por pessoas trans no campus. Perceber e refletir sobre o ambiente escolar possui relevância, pois assim, torna-se possível transformar a realidade e impulsionar a construção de relações educativas que afirmem a diversidade na instituição. O desenvolvimento desta proposta centra-se na necessidade do entendimento sobre a constante inviabilização de direitos e das violências e violações que, dentro e fora do campus, são sofridas pelas pessoas trans. As violências afetam o desenvolvimento das pessoas trans como sujeitos e provocam prejuízos relacionais e de ensino-aprendizagem. A metodologia escolhida se baseia em 3 etapas interligadas: 1) leitura de artigos sobre as temáticas de gênero e direitos humanos. Referências como Guacira Lopes Louro, Judith Butler, Berenice Bento, Heleieth Saffioti são centrais nos estudos e discussões; 2) Promoção de encontros de acolhimento e compartilhamento de experiências em parceria com outros projetos, criando um espaço seguro para a comunidade trans no campus expressar suas necessidades e percepções. 3) Construção de materiais educativos para a edificação e afirmação das identidades transgênero. Vídeos curtos e cartilhas informativas serão produzidos, visando sensibilizar e conscientizar toda a comunidade escolar. Até o momento, o projeto evidenciou a complexidade e a relevância dos estudos empreendidos. Torna-se imperativo construir relações educativas, inclusivas e acolhedoras, capazes de confrontar e analisar as diversas realidades e desafios enfrentados pela comunidade trans no âmbito escolar, bem como as formas de repressão sofridas pela comunidade. Hostilidade essa, que possui características particulares e é reforçada por múltiplos dispositivos, seja no âmbito institucional ou nas relações interpessoais. Nesse sentido, a educação emerge como uma ferramenta poderosa de mudança, permitindo o reconhecimento da diversidade como um pilar indispensável para uma sociedade verdadeiramente inclusiva.

Palavras-chave


Direitos Humanos; Diversidade; Inclusão

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