Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Experiências do Pibid: mostra de talentos
Vivian da Silva Castelo Branco, Caroline de Morais, Jean Michel Kolcenti

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Este estudo aborda brevemente uma ação escolar baseada na proposição de uma mostra de talentos para estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como estrutura uma continuação da narrativa da obra literária Bruxa, Bruxa, venha à minha festa, de Arden Druce. Essa atividade é uma demanda das atribuições vinculadas ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), em andamento com os acadêmicos do curso de licenciatura em Pedagogia, do IFRS, Campus Farroupilha. Nesse contexto, a mostra de talentos tem como objetivo prestigiar as habilidades artísticas dos estudantes do 2º ano, despertando-os para o âmbito cultural e estimulando para a descoberta de novos talentos. Como forma de atingir o proposto, a metodologia parte da contação da história literária para contextualizar a ideia de uma festa, isto é, um encontro de muitos personagens para uma reunião. Para isso, as crianças atendidas pela bolsista do Pibid terão momentos para demonstrar suas aptidões artísticas, respeitando a individualidade de cada um. Além disso, para o momento da festa cada estudante utiliza como adereço uma máscara, remetendo ao que é exposto pela narrativa da obra literária e produzida em sala de aula. A prática pedagógica da mostra de talentos permite aos estudantes, explorar, desenvolver e expor suas aptidões, por meio de suas inclinações, seja com música, canto, dança, desenhos ou a releitura de poemas, proporcionando uma vivência em que seja ressaltada a oralidade e a autonomia no espaço escolar. Ademais, os resultados parciais revelam que as crianças gostam da teatralidade potencializada pelo contexto literário, dando importância aos objetos utilizados para representar os personagens e exercer a imaginação. As considerações finais evidenciam que a mostra de talentos é um despertar para o mundo artístico e cultural, ressaltando diferentes habilidades que reforçam a expressividade. Desse modo, os estudantes experimentam diversas formas de manifestações artísticas, favorecendo a relação com seus pares.



Palavras-chave


Artes; Prática pedagógica; Expressividade.

Texto completo: PDF