Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Experiência docente em uma escola de educação de jovens e adultos: adaptação de práticas para uma abordagem inclusiva.
Anielli de Cassia Canuto, Cassiano Pamplona Lisboa, Maria Marchand Dal Piva, Bruno da Cunha Porto Alegre, Igor Murilo de Oliveira da Silva

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A edição atual do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, subprojeto Ciências da Natureza, do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do Campus Porto Alegre tem efetuado um conjunto amplo de ações no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET), onde a educação inclusiva é um dos fundamentos da organização do currículo, sendo entendida não como um princípio de respeito à diferença, mas como o direito à educação para todos. Desde outubro de 2022, os futuros docentes, bolsistas e voluntários do PIBID, vêm desenvolvendo e ministrando oficinas de variadas temáticas e abordagens, mas sempre focados na área de Biologia e Química. O objetivo principal dessas oficinas é promover um Ensino de Ciências lúdico e significativo para os alunos do CMET, de modo em que os estudantes se sintam confortáveis e possam levar à frente os conhecimentos construídos e compartilhados. O planejamento das oficinas é feito durante as reuniões semanais, onde todos os integrantes que participam do PIBID abordam de uma forma compartilhada as experiencias vividas nas oficinas e demais atividades desenvolvidas. Antes de qualquer aplicação no CMET, há diálogos sobre como fazer a adaptação dessas atividades para as pessoas que possuem alguma especialidade, tais como problemas cognitivos, vulnerabilidade financeira, analfabetismo, entre outros, evitando situações que podem de alguma maneira dificultar a interação dos estudantes com os bolsistas ou com o ambiente das atividades. Entre essas adaptações, pode-se destacar a priorização de atividades de oralidade e observação, maior atendimento voltado aos alunos com necessidades especiais, atividades em que o tamanho das fontes é adequado e sem elementos que dificultem o entendimento. Como futuros docentes, há uma grande preocupação em como adaptar os modelos pedagógicos de maneira que todos possam participar das atividades propostas e o CMET, nesse sentido, tem sido de extrema importância como um exemplo de instituição que trabalha a inclusão na prática e no dia a dia em que os desafios sempre aparecem de uma maneira diferente. Ao adotar simples práticas inclusas, percebemos uma maior proximidade com os estudantes, um sinal de que as abordagens adotadas são muito eficazes e positivas na interação desenvolvida pelo PIBID.

Palavras-chave


Educação inclusiva. Ensino de Ciências. PIBID.

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