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CMET: Um Modelo de Educação Adaptado e Inclusivo com Apoio do Pibid
Arianny Nunes Bairros, Cassiano Pamplona Lisboa, Bruno da Cunha Porto Alegre, Alexandre da Silva Gonçalves

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Porto Alegre, desempenha um papel crucial no Centro Municipal de Educação dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET), que tem como missão promover a escolarização de jovens e adultos. O CMET adota uma abordagem inovadora ao substituir as séries tradicionais de ensino fundamental pela Educação Permanente ao Longo da Vida, estruturada em Totalidades de Conhecimento. Esta abordagem se fundamenta na construção de conceitos, na promoção da educação inclusiva, na avaliação emancipatória e na oferta de cursos e workshops periódicos que transcendem os limites convencionais da educação, fortalecendo o pressuposto do movimento Ciência Tecnologia e Sociedade (CTS) que tem se ampliado em toda sociedade brasileira, principalmente na área educacional ressaltando a relevância de aproximar o aluno da interação com a ciência e a tecnologia em todas as dimensões da sociedade, oportunizando a ele uma concepção ampla e social inclusiva. O presente resumo se trata de um relato de experiências vivenciadas durante o período de oficinas ofertadas pelos pibidianos dentro do CMET. A inclusão inserida no centro é respaldada pela Constituição de 1988, que consagrou a educação como um direito fundamental e universal, independentemente de suas condições físicas, intelectuais ou necessidades especiais. A atuação do grupo de bolsistas do Pibid no CMET, assume um papel significativo na ponte entre a teoria e a prática educacional, trabalhando para o desenvolvimento e a implementação de estratégias pedagógicas inovadoras que favorecem a inclusão de todos os alunos. Os bolsistas do Pibid também oferecem suporte individualizado aos alunos, especialmente aqueles com necessidades especiais, garantindo que cada estudante tenha igualdade de acesso à educação de qualidade. Além disso, a presença dos bolsistas do Pibid enriquece o ambiente educacional da CMET. Eles trazem novas perspectivas, ideias e recursos, incentivando um ambiente de aprendizagem contínua. Essa colaboração entre o Pibid e o CMET demonstra como a cooperação entre instituições educacionais pode fortalecer o compromisso com a inclusão escolar e o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes.  A atuação dos bolsistas do Pibid é um exemplo notável de como a formação de futuros professores pode ser enriquecedora para os alunos. Esta parceria proporciona uma oportunidade única para os futuros docentes vivenciarem experiências práticas, enriquecendo os seus conhecimentos teóricos e preparando-os para suas atuações futuras. Desta forma o programa não apenas contribui para a formação dos futuros docentes, mas também fortalece o sistema educacional como um todo, promovendo a inclusão educacional e a igualdade de oportunidades.

 




Palavras-chave


Inclusão Educacional, Cooperação Institucional, Educação de Jovens e Adultos.

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