Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Concepções prévias sobre ambiente de alunos da educação de jovens e adultos do centro municipal de ensino dos trabalhadores de Porto Alegre
bruno da cunha porto alegre, Cassiano Pamplona Lisboa, Maria Marchand Dal Piva, Arianny Nunes Bairros, Fabiano Amaral Miranda

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Neste relato abordaremos o desenvolvimento e aplicação de uma sequência didática sobre concepções prévias realizada no Centro Municipal de Ensino dos Trabalhadores Paulo Freire (CMET), na cidade de Porto Alegre,  RS, junto a alunos dos anos finais do Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos. O tema da sequência didática foram as concepções sobre ambiente, para o desenvolvimento dessa atividade foi elaborado um roteiro com perguntas instigantes que desafiava os estudantes a apresentarem seus entendimentos sobre ‘’ambiente’’ por meio de  uma foto. A sequência didática foi desenvolvida e aplicada por alunos do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza: Biologia e Química vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande Do Sul, Campus Porto Alegre. Nossos objetivos foram conhecer as concepções sobre ambiente dos alunos da EJA, gerar uma discussão sobre elas e promover mudanças da forma como os participantes compreendiam a palavra ambiente, desenvolvendo habilidades de pesquisa, análise e comunicação, gerando assim uma reflexão sobre os diferentes tipos de ambientes nos quais estamos inseridos. A metodologia de trabalho consistiu em três momentos. No primeiro deles, formamos grupos de alunos e os desafiamos a definir a palavra ambiente por meio de uma foto. Os grupos tiveram cerca de 15 minutos para produzir suas imagens no espaço da escola. Posteriormente, as fotos produzidas foram projetadas e cada grupo explicou aos colegas, de forma oral, seus motivos para a escolha da foto. No segundo momento, foram distribuídas, aleatoriamente, perguntas para problematizar suas concepções sobre ambiente. Por fim, no terceiro momento, após uma nova conversa entre os grupos, as respostas e definições de ambiente foram sendo reformuladas conforme a discussão se desenvolvia. As ideias prévias dos alunos são influenciadas pela forma como veem o mundo e as situações sociais, sendo moldadas pelas experiências individuais de cada pessoa. As concepções dos alunos são produtos de suas histórias de vida, experiências e conceitos prévios ou relacionados. Assim, nesta prática os conceitos construídos foram estabelecidos pelos estudantes através de suas observações e relações anteriores. Isso ressalta a importância de compartilhar um conhecimento científico comum e de desenvolver uma alfabetização científica básica, a fim de compreendermos de maneira lógica e coerente esses conceitos que são construídos. Em uma visão geral, nas discussões e respostas dadas durante a aplicação da primeira parte da sequência didática, predominaram concepções de ambiente naturalista e focados na ideia mal definida de “sustentabilidade”. Ao longo do desenvolvimento do trabalho, entretanto,  os alunos conseguiram compreender a conhecer a pluralidade de definições que o ambiente pode ter, incluindo nessas definições seus próprios mundos de vida. Esse conhecimento é um passo inicial para a ampliação de suas concepções sobre meio ambiente.



Palavras-chave


Concepções Prévias; Ensino de Ciências; Meio Ambiente.

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