Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Monitoria de biologia em turmas do primeiro ano do ensino médio
Natálie Calage Almada, Janaína De Nardin, Daniel Ferraz Gonçalves, Jociele Fagundes Barcellos

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Devido à pandemia do SARS-Cov-2, muitos estudantes tiveram prejuízo no aprendizado. Além disso, o processo de aprendizagem em aula tende a ser um círculo vicioso onde o aluno decora o que lhe foi passado sem refletir sobre o conteúdo, o que o prejudica no processo de desenvolvimento do pensamento crítico. “Mais ciência: monitoria de biologia” é um projeto de ensino, que tem como objetivo oportunizar uma vivência no mundo da ciência, desenvolver e priorizar o pensamento crítico e valorizar o trabalho em equipe, contribuindo no aprendizado e no desempenho escolar das turmas, bem como dos monitores. As turmas atendidas foram as de primeiros anos, dos cursos técnicos em Meio Ambiente e Produção de Áudio e Vídeo Integrados ao Ensino Médio, do IFRS câmpus Alvorada. A metodologia deste projeto compreende o estudo dos conteúdos pelos monitores, o auxílio às turmas atendidas durante as aulas de Biologia, a colaboração na construção das atividades aplicadas, a testagem de experimentos e a realização de pesquisas bibliográficas. Até o momento, algumas atividades foram confeccionadas para os discentes, mas só serão aplicadas em sala de aula durante o último trimestre deste ano. As atividades auxiliarão nas aulas sobre classificação dos seres vivos e evolução biológica. Foram criadas cartas ilustrativas de organismos representantes dos diferentes reinos, contendo o nome popular e o científico, junto de uma imagem dos mesmos, tendo o objetivo de promover que os estudantes organizem as cartas de acordo com os agrupamentos que consideram adequados, como atividade introdutória a essa temática, e também ressaltar a importância da nomenclatura científica. Optou-se por usar imagens preferencialmente de uso autoral. Outra atividade desenvolvida, também referente à nomenclatura científica, teve como foco a escrita dos nomes das espécies. Nesta atividade, espera-se que os alunos percebam que, independentemente da língua do texto lido, os nomes científicos sempre vão ser escritos em latim, com algum tipo de destaque, como itálico, sublinhado ou negrito, sendo formados por duas palavras, sendo a primeira palavra correspondente ao gênero e a segunda palavra, em conjunto com a primeira, indicando a espécie, com o objetivo de levar os estudantes a observarem que existe um padrão na nomenclatura binomial. E, por fim, a última atividade confeccionada tratou das evidências evolutivas, onde foram produzidas fichas com diferentes evidências, contendo uma representação visual, uma breve legenda e referências, explicitando a existência da grande diversidade de evidências da evolução. Muitas experiências foram adquiridas na monitoria, possibilitando aprofundar conhecimentos estudados anteriormente, melhorando assim  o aprendizado da bolsista. Espera-se que os estudantes realizem as atividades, avançando na compreensão dos conteúdos estudados, e resgatando, na medida do possível, aprendizados e experiências perdidas durante a pandemia. Assim, almeja-se despertar um novo interesse na área da ciência e pelo estudo dos seres vivos.



Palavras-chave


Biologia; Monitoria; Aprendizado

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