Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Um estudo do perfil leitor no Ensino Médio Integrado e subsequentes
Vanessa Piovesan, Fernanda Schneider

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


Leitura e escrita são habilidades que representam um marco de grande importância para o desenvolvimento social, cultural e intelectual. Dessa forma, o presente estudo busca investigar o perfil leitor de estudantes de cursos de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio e de estudantes de cursos Técnico Subsequente, relacionando dados neuropsicológicos, hábitos de leitura e escrita e a caracterização da mostra com dados sociodemográficos. Participam do estudo, estudantes do curso subsequente de três (3) campi de uma instituição federal do Rio Grande do Sul e estudantes concluintes do curso técnico integrado ao ensino médio. Para o estudo, são aplicados questionários (de perfil, hábitos de leitura e de escrita, socioeconômico e sociodemográfico) e teste neuropsicológico. Investigar hábitos de leitura e escrita, aspectos cognitivos (memória de trabalho, atenção), e condições sociais possibilita compreender melhor quem é o estudante e qual a sua relação com a leitura. Para isso, faz-se necessário o olhar do linguista em consonância com as diversas pesquisas que atualmente são desenvolvidas na área das ciências cognitivas, mais precisamente, os estudos envolvendo a relação da leitura com funções executivas como a memória de trabalho, a flexibilidade mental e a inibição, considerando os dados sociodemográficos, bem como, a participação de áreas que atuam diretamente com a população investigada (psicologia, assistência social, área técnica, pesquisas institucionais). Os resultados sugerem que os estudantes, em sua grande maioria, não têm o hábito da leitura e da escrita, restringindo tais práticas ao uso de dispositivos digitais e redes sociais. Além disso, os hábitos de leitura e de escrita parecem impactar na memória, conforme resultados obtidos no teste neurológico.



Palavras-chave


Leitura. Escrita. Memória. Condições sociais.

Texto completo: PDF