Última alteração: 22-12-2023
Resumo
A Gestão Estratégica abrange um amplo processo de desenvolvimento organizacional, buscando estratégias que orientem a empresa (ARAÚJO et al., 2018). Seus objetivos incluem definir a identidade e metas da organização no mercado (MAINARDES; DE MATOS; TONTINI, 2009). Nas pequenas empresas familiares, as estratégias diferem das não-familiares e a dinâmica familiar pode influenciar positivamente ou negativamente na formulação e implementação das estratégias (BARROS; HERNANGÓMEZ; MARTIN-CRUZ, 2016).
No âmbito das pequenas empresas familiares, este estudo concentra-se nas agroindústrias familiares rurais, as quais representam empreendimentos agroprodutivos que agregam valor aos produtos primários elaborados pela família agricultora (ANES; DEPONTI; AREND, 2018). A agroindústria familiar rural é uma modalidade organizacional na qual a família converte a matéria-prima proveniente da pequena propriedade em alimentos, visando à valorização dos mesmos (CONTERATO; STRATE, 2019). Essas agroindústrias estão distribuídas em várias regiões do Brasil e, através do esforço familiar, geram produtos que atendem parte da demanda regional por alimentos (ANES; DEPONTI; AREND, 2018). Ainda, a agroindústria pode se tornar uma alternativa para a complementação de renda dos agricultores familiares (ANES; DEPONTI; AREND, 2018; BESEN et al., 2021).
Apesar de as agroindústrias familiares representarem importante fonte econômica do agronegócio no Brasil (SPANEVELLO et al., 2019), há escassez de estudos voltados à gestão estratégica em agroindústrias, principalmente em vinícolas familiares, foco da presente pesquisa. Dos estudos encontrados na busca exploratória realizada, alguns deles aplicam a Matriz SWOT em sistemas agroindustriais (DE SOUZA JOÃO; LOURENZANI, 2011; BREITENBACH; ROSOLEN, 2020), outros analisam a competitividade do setor (MOREIRA et al., 2017); e, Neves (2008) cria um método para planejamento e gestão estratégica de sistemas agroindustriais. Mas estes não apresentam as ferramentas e orientações de gestão para as agroindústrias familiares.
Diante do exposto, buscando resolver a seguinte problemática: como adaptar as ferramentas disponíveis da Gestão Estratégica para as pequenas empresas como as agroindústrias familiares?, o estudo realizado teve como objetivo geral propor um framework de análise para agroindústrias familiares, em especial vinícolas familiares, por meio de ferramentas de gestão estratégica. Já como objetivos secundários, destacam-se: (i) selecionar, descrever e analisar as ferramentas de Gestão Estratégica e como elas contribuem para a competitividade das organizações, e (ii) demonstrar a aplicabilidade das ferramentas de forma empírica em uma vinícola familiar localizada na Serra Gaúcha, Rio Grande do Sul, Brasil. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo e explicativo, por meio de uma metodologia dedutiva. A metodologia foi dividida em quatro fases: (i) preliminar - foi realizada uma busca exploratória utilizando a base de dados Scopus e o Google Acadêmico, tendo como critérios de seleção para refinar as buscas: a) anos de publicação (date) - apenas publicações dos últimos dez anos; b) tipos de documentos (study type) - apenas artigos; c) pesquisa (Search within) em título, resumo e palavras-chave dos artigos; d) acesso (limit-to) - livre de todo o documento. A partir da leitura prévia do título e posterior leitura de resumos, foram selecionados três artigos na base Scopus que, de alguma forma, abordam o assunto de forma mais relevante para os objetivos da pesquisa. No Google Acadêmico, foram encontrados outros estudos que foram utilizados para a contextualização teórica deste trabalho.
Na sequência, (ii) criação do framework de análise - foram selecionadas as seguintes ferramentas estratégicas: análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats) ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), Cinco Forças Competitivas de Porter, Matriz BCG (Boston Consulting Group) e Estratégias Genéricas de Porter para o desenvolvimento de um Framework de análise. A definição das metodologias se deu através da Revisão da Literatura realizada neste estudo. A Matriz BCG, as Cinco Forças de Porter e a Matriz SWOT são ferramentas que permitem a análise do ambiente interno e externo da organização e as Estratégias Genéricas Competitivas auxiliam na melhor tomada de decisões e definição de estratégias a partir da análise de mercado realizada.;
A terceira fase, foi a (iii) aplicação do framework em uma agroindústria familiar (vinícola) com a finalidade de atestar sua validade e funcionalidade - a seleção do caso de estudo único (YIN, 2009) foi dada, inicialmente, por ser uma agroindústria familiar, integrante do Programa Estadual de Agroindústria Familiar desde 2018 e com interesse em ingressar no mercado do enoturismo regional. O caso analisado tem unicamente a intenção de demonstrar a utilização da ferramenta e poderia ser qualquer agroindústria familiar de qualquer setor. A coleta de dados ocorreu através de uma reunião formal com os três sócios-proprietários na sede da vinícola selecionada, em junho de 2023, com duração de 2 horas, por meio da técnica de grupo focal e com a presença de duas experts na área de Gestão Estratégica, além de observações e experiências de vivências das pesquisadoras perante a organização. Ainda, a coleta foi complementada com análise documental. Grupo focal é uma técnica de pesquisa qualitativa, derivada das entrevistas grupais, que coleta informações por meio das interações grupais (MORGAN, 1997). Neste estudo, optou-se por não divulgar o nome da empresa em que foi realizada a pesquisa, sendo aqui denominada de Agroindústria VF (AVF).
A análise de dados contou com múltiplas fontes de evidência, cujo uso desenvolve linhas convergentes de investigação, o que permite conclusões mais convincentes (YIN, 2009). Assim, como procedimento de análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo visando aplicar as informações coletadas nas ferramentas estratégicas selecionadas para o estudo (BARDIN, 2010), bem como elementos coletados na observação da organização pelos experts.;
A (iv) fase final - por meio dos dados obtidos na coleta de dados, ou seja, as anotações realizadas durante o encontro com os participantes do grupo focal, documentos, observações e percepções das pesquisadoras, as informações foram agrupadas em arquivos (tabelas do Excel). Ao aplicar na prática o Framework proposto no caso selecionado foi possível: entender o posicionamento de mercado da Vinícola; perceber suas perspectivas de mercado; avaliar o posicionamento de cada produto/serviço; entender as ameaças que a organização tende a enfrentar neste mercado; entender o poder dos seus concorrentes, fornecedores, clientes, os produtos substitutos; e identificar como a AVF pode se posicionar perante essas variáveis. A seguir, a análise de dados é apresentada, bem como a discussão dos resultados.
Sendo assim, a Figura 1 mostra a proposta de Framework de análise com base nas quatro ferramentas selecionadas, elencando passo a passo de sua aplicação. Com base neste Framework, se estabelece uma ordem de aplicação das ferramentas de análise, a qual sugere-se que seja respeitada.
Figura 1: Framework de análise
INSERIR FIGURA 1
Fonte: Elaborado pelas autoras, 2023
Inicialmente é recomendado que se conheça a organização a partir da identificação dos pontos fortes e fracos, as oportunidades e ameaças através da Matriz SWOT, com a finalidade de entender a empresa como um todo, possibilitando analisar as vantagens competitivas, os mercados promissores e as possibilidades de melhorias. Após, sugere-se a aplicação das Cinco Forças de Porter para entender com maior competência o ambiente externo e o mercado de atuação, analisando os concorrentes, compradores, fornecedores, produtos substitutos e barreiras à entrada. A partir deste ponto, a matriz BCG é a próxima ferramenta a ser aplicada, com a finalidade de entender o posicionamento dos produtos/serviços da agroindústria examinada perante o mercado em que ela atua. Após essas análises detalhadas do setor e da organização como um todo, avaliam-se a(s) estratégia(s) competitiva(s) atuais da Agroindústria e sugere-se as mais adequadas como recomendação para a companhia utilizar em busca de competitividade e assertividade de posicionamento. Esse Framework foi aplicado em um estudo de caso único, uma agroindústria familiar dedicada à produção de vinhos.
Através dos achados da pesquisa, notou-se a importância de estudos voltados à aplicação de ferramentas estratégicas em agroindústrias familiares e como elas podem melhorar a vantagem competitiva dessas organizações. Se tratando de agroindústrias familiares, são ferramentas que tornam-se ainda mais importantes, visto que possibilitam a essas empresas conhecer os principais obstáculos, saber avaliar as condições estratégicas, como tratar riscos e turbulências, como perceber e aproveitar as oportunidades estratégicas, construindo caminhos e alternativas para implementar suas estratégias competitivas.
Este estudo contribuiu, inicialmente, para a literatura de Gestão Estratégica, visto que a mesma é escassa, principalmente se tratando de estudos voltados às agroindústrias familiares, e particularmente às vinícolas familiares. Como principal contribuição desta pesquisa, pode-se ressaltar o Framework de análise proposto, visto que ele apresenta algumas das principais ferramentas estratégicas e delimita uma sequência de aplicação a ser seguida e é voltado às agroindústrias familiares. Também, esse estudo contribui para o setor de agroindústrias familiares, pois, através da aplicação do Framework de análise nestas empresas, permite a criação de vantagem competitiva a partir da análise de diversos pontos, internos e externos, da organização.
Este estudo se torna limitado pelo fato de ser um estudo focado na realidade apenas de uma agroindústria familiar, a Agroindústria VF. Porém, esse fato também pode ser a justificativa para futuros estudos. A metodologia aqui empregada pode ser replicada para outras agroindústrias familiares, sejam elas do setor vitivinícola ou qualquer outro setor, ou ainda outras pequenas empresas, independente do segmento de mercado, a fim de aumentar a quantidade de estudos voltados à problemática apresentada nesta pesquisa.