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Contação de história: práticas e vivências do Pibid
Ana Paula Casa, Caroline de Morais, Jean Michel Kolcenti

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha,  disponibilizam aos acadêmicos da Licenciatura em Pedagogia práticas escolares que fortalecem e ampliam os conhecimentos voltados à formação docente. Além disso, salienta-se que os licenciandos são preparados para a atuação profissional, vivenciando a realidade existente no ambiente educacional, sendo orientados quanto às condutas permeadas neste ambiente. Nesse caso, o objetivo desta ação é prestigiar a contação de histórias em sala de aula, promovendo espaços para a ampliação de conhecimentos, bem como, aperfeiçoando o processo de ensino e de aprendizagem das crianças, construindo recursos pedagógicos para significar a história contada. Diante disso, a metodologia adotada centraliza o texto literário por meio de materiais pedagógicos produzidos pela bolsista, representando os personagens da história e o cenário utilizados para a contação. A prática pedagógica ocorreu com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental com base na obra literária Bom dia, todas as cores, da autora Ruth Rocha. Nessa ocasião, a turma participou na contação dessa história, em seguida, a narrativa foi discutida com  uma conversa sobre os pontos que mais relevantes do ponto de vista das crianças, sendo que a bolsista realizava a contextualização. Por fim, os estudantes foram contemplados com atividades de cunho didático, com a intenção de fortalecer a alfabetização e estimular o lado sensório-motor e criativo por meio da confecção do recurso literário, contendo o camaleão, que é personagem principal, gerando uma identidade visual conforme as preferências de cada criança. Destaca-se que os resultados obtidos alcançaram o objetivo principal, incluindo a contação de história no processo de aprendizagem como recurso pedagógico, auxiliando no desenvolvimento da linguagem, na ampliação do universo de significados das crianças, estimulando a leitura e a escrita, bem como, a criatividade e imaginação. Por intermédio da história literária foi possível contextualizar falas acerca da importância de se trabalhar o respeito, a valorização da autoestima e a particularidade de cada um. Por fim, as considerações finais constatam que as ações realizadas permitiram reconhecer o interesse dos estudantes pela contação de história no ambiente escolar, valorizando o trabalho em conjunto, a ludicidade e a formação do “eu” perante a sala de aula e sociedade. Além disso, observa-se que a prática desenvolvida qualifica os acadêmicos da Pedagogia, levando-os a reflexões acerca da atuação docente. Nesse sentido, a contação de histórias se apresenta como alternativa viável enquanto recurso pedagógico a ser utilizado durante as aulas e na vida escolar, auxiliando no desenvolvimento integral das crianças.



Palavras-chave


Palavras-chave: Pedagogia; Literatura; Formação docente.

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