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O ensino de língua portuguesa na Educação Básica: da teoria dos livros didáticos à prática em sala de aula
Marina Colares Jensen, Rossana Dutra Tasso

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O ensino de língua portuguesa reforça a sua importância no currículo escolar da Educação Básica na medida em que as habilidades e as competências desenvolvidas podem ir além do estudo da gramática e do vocabulário, ajudando o aluno a se comunicar de maneira eficiente nas diferentes interações sociais de que participa. Contudo, os horários de monitoria voltados para os estudantes matriculados nas disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura I, II e III dos cursos Integrados do IFRS – Campus Rio Grande têm baixa procura, o que permite constatar que há um desinteresse quanto ao estudo mais aprofundado da língua materna, talvez justificado pela falsa impressão de que, sobre português, “não há mais o que aprender”. Com o objetivo de refletir acerca dessa realidade e nela intervir, surgiu o projeto “O Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica: em foco, os livros didáticos”, dedicando-se a reafirmar a importância do estudo de Língua Portuguesa na Educação Básica. Para tanto, optou-se por direcionar ações concebidas nos eixos do ensino, da pesquisa e da extensão de maneira indissociada, a fim de aumentar a visibilidade do estudo do português como língua materna ao longo da Educação Básica. Desse modo, no que tange ao campo do ensino, a iniciativa se volta para a oferta de horários extras de atendimento, mediados por uma bolsista, no contraturno dos estudantes das turmas de Língua Portuguesa e Literatura. A intenção é a de que esses alunos tenham a oportunidade de sanar dúvidas e buscar informações complementares aos conhecimentos que constroem durante os horários regulares de aulas. Vinculado ao ensino, o viés da pesquisa se mostra na investigação de materiais didáticos e de artigos científicos que contribuam no planejamento de estratégias de ensino e de aprendizagem de Língua Portuguesa e de Literatura na Educação Básica como um todo, buscando um diálogo, inclusive, com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Por fim, quanto à extensão, a iniciativa se projeta para além dos muros do IFRS – Campus Rio Grande: fundamentando-se nos trabalhos do ensino e da pesquisa, serão ofertadas aulas de revisão dos conteúdos de Língua Portuguesa a estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Bibiano de Almeida que manifestem interesse em participar do Processo Seletivo para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do IFRS – Campus Rio Grande. A expectativa é atender a esse público durante os meses de outubro e novembro, em encontros semanais, que acontecerão nas dependências da referida escola. Portanto, conjugando esforços nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão, este projeto consolida sua relevância, na tentativa de fomentar e ampliar a competência comunicativa dos estudantes e, consequentemente, instrumentalizá-los para melhor atuarem na sociedade e no mundo do trabalho.



Palavras-chave


Língua Portuguesa; Educação Básica; Ensino.

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