Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Práticas relacionadas à conscientização ambiental: vivências do Pibid
Camila Decól, Caroline de Morais, Jean Michel Kolcenti

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) juntamente com o Curso de Licenciatura em Pedagogia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Campus Farroupilha, oportunizam para os acadêmicos as primeiras experiências em sala de aula, estimulando atividades voltadas à formação como docente e ampliando os conhecimentos teóricos por meio da prática. Dentro desta proposta, optou-se por levar ao ambiente escolar a temática da conscientização ambiental, cujo objetivo é estimular o interesse dos estudantes nas relações sócio-ambientais, pensando na melhoria do local em que estão inseridos e nas atitudes no decorrer de suas vidas. A metodologia escolhida está permeada pelo desenvolvimento de atividades práticas, com a participação ativa das crianças no processo de aprendizagem. Sendo assim, o plano de aula aplicado na turma do 1º ano do Ensino Fundamental da escola-campo valoriza os conhecimentos prévios e as vivências dos estudantes. As atividades consistem em, primeiramente, introduzir a temática da conscientização ambiental, promovendo uma roda de conversa e troca de experiências sobre a reciclagem dos lixos em suas respectivas residências, considerando a importância dos conhecimentos que eles já possuem sobre o tema. Posteriormente, apresenta-se um pequeno texto que contém orientação sobre o descarte correto do lixo, estimulando a fixação das cores das lixeiras. Em seguida, as crianças fazem a simulação do descarte correto, com o uso de recurso pedagógico produzido pela bolsista, separando o lixo de forma lúdica e aprendendo de forma coletiva. Pensando em atividades de criatividade, idealizou-se a produção de um carrinho com materiais recicláveis, neste caso, com papelão e rolos de papel higiênico, trazendo não apenas a importância de reciclar, mas também de reutilizar e produzir. E, para finalizar, os estudantes realizaram o plantio do feijão, com a intencionalidade de estimular a percepção acerca da natureza, bem como a relevância de preservar e cuidar do meio ambiente. Os resultados obtidos por meio desta intervenção escolar possibilitaram aprimorar os conhecimentos acerca da docência, bem como permitiram a reflexão sobre a aplicação de atividades voltadas para o desenvolvimento integral dos estudantes, construindo o papel de cidadãos ativos em uma sociedade que merece ser preservada. Como considerações finais, ressalta-se a necessidade de se elaborar atividades didáticas que envolvam o coletivo, estimulando a troca de informações e promovendo o conhecimento compartilhado de forma lúdica e livre, assim, tornando o aprendizado mais divertido.

Palavras-chave


Educação Ambiental; Práticas pedagógicas; Ensino Fundamental

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