Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Network do projeto “O hábito de estudar” e sua contribuição na vida dos estudantes
Ruan da Silva Piccoli, Elaine Pires Salomão, Rodrigo Ferronato Beatrici, João Carlos Ruszczyk

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O projeto “O hábito de estudar: o ato e os métodos para melhorar os processos de ensino-aprendizagem” busca auxiliar os discentes do ensino médio e superior do IFRS-Campus Sertão no melhoramento e/ou desenvolvimento de suas habilidades de estudo, o que se dá através da realização de oficinas, técnicas de ensino-aprendizagem ou postagens e vídeos no Instagram. Tendo em vista esta perspectiva, dentro do projeto, urge a necessidade de ampliar o alcance dos conteúdos fornecidos aos estudantes através de atividades adjuntas a outros projetos em execução no campus, desta forma, difundindo conhecimentos relevantes dos mesmos e desenvolvendo habilidades específicas relacionadas com o objetivo da network para os participantes. Para isso, foi realizado um primeiro momento de estudo, onde os projetos “O hábito de estudar”, “Agrofloresta, agroecologia e educação ambiental” e “Bosque Educação Popular e Reforma Agrária”, se uniram para uma análise de trechos dos livros “O poder simbólico - Pierre Bourdieu” e “Ensaio sobre o conhecimento aproximado - Gaston Bachelard”, no dia 23 de agosto de 2023,  os bolsistas e coordenadores realizaram de forma dialogada, uma breve apresentação dos autores e compartilharam suas compreensões a partir da leitura prévia dos trechos. A partir de uma brainstorm foram socializadas diferentes interpretações, completando e amplificando o conhecimento dos participantes. Ademais, está em desenvolvimento uma segunda atividade entre os mesmos integrantes da primeira colaboração, agora abrangendo os projetos “Campo Cultural: um espaço/tempo para a experiência estética”  e “Monitoria de Línguas”, pretendendo através da exibição do filme “O menino que descobriu o vento”, seguido de um debate e momento de confraternização, ofertar aos discentes do campus uma atividade para ajudar os acadêmicos a refletirem sobre questões relacionadas ao meio ambiente, relações familiares, escola, inovação, construção do conhecimento e aprendizagens; ambas temáticas importantes para a vida tanto acadêmica quanto pessoal dos participantes. Acerca disso, nota-se que o planejamento e a participação dos estudantes foi fundamental para a efetividade alcançada, uma vez que essa rede de contato resultou em uma variada gama de conhecimentos, com uma grande riqueza cultural, científica e social, a fim de resgatar uma identidade que valoriza a troca de experiências de forma dialogada e científica, não baseada somente na opinião pessoal. Conclui-se que esse network beneficiou brandamente o “Hábito de estudar”, integrando-o diretamente na vida dos estudantes, diversificando as atividades para uma vida acadêmica saudável e a construção do hábito de estudar visto como um processo educativo possível, além de criar um canal de comunicação que permitiu uma maior divulgação dos projetos de ensino e extensão no campus, indo para além das necessidades estritamente acadêmicas dos mesmos.

Palavras-chave


Network; Estudo; Conhecimentos.

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