Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Participação das meninas no projeto Mais Educação Física
Yasmin Kirsten Aneres, Rossane Trindade Wizer

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A atividade física quando realizada de forma sistemática está relacionada a um estilo de vida saudável. Nesse sentido, é de suma importância o oferecimento de alternativas de prática de atividade física para populações carentes de espaços destinados a esse fim. Muitos alunos do Campus Alvorada não possuem acesso à atividade física e ao esporte de maneira organizada e sistemática, limitando a prática esportiva apenas aos momentos da educação física escolar. Além disso, a partir do período da adolescência, muitos indivíduos se inserem no mercado de trabalho e passam a ter que dividir o tempo entre trabalho, escola e família e o tempo destinado à atividade física fica reduzido. Esse panorama se agrava ainda mais quando se trata de meninas, que na maioria das vezes, devido a uma pressão social, precisam conciliar também os afazeres domésticos com as demais obrigações. Com isso, o objetivo deste trabalho foi discutir a participação das meninas em projetos voltados para a atividade física e esporte. Pesquisando sobre o tema observou-se que a prática esportiva é historicamente dominada por homens, visto que as mulheres têm enfrentado barreiras culturais, religiosas, sociais e institucionais, o que está associado a uma trajetória de menos acessos e oportunidades ao longo da infância e juventude, além da falta de apoio da família e o assédio presente nos esportes. Com o passar do tempo, as mulheres se inseriram gradativamente no âmbito esportivo, mas ainda há desigualdade nessa área, que necessita de mais inclusão. Nas aulas de Educação Física do Campus Alvorada foi possível observar maior resistência por parte das meninas em participar das atividades propostas. Dessa forma, práticas inclusivas são de extrema importância para contornar o problema. Tendo isso em vista, o projeto Mais Educação Física visa incluir mais alunos nos esportes aprimorando suas habilidades, e consequentemente, mais meninas, oferecendo oportunidades de prática esportiva para os alunos do Campus. O projeto acontece em um dia da semana, na quadra esportiva do Campus Alvorada. No decorrer do projeto observou-se a redução da participação das meninas após os Jogos dos Institutos Federais do Rio Grande do Sul. Essa constatação permite refletir sobre a necessidade de uma motivação extrínseca para incentivar a participação das meninas em práticas esportivas.

Palavras-chave


Esporte; Meninas; Inclusão.

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