Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O que influencia um jovem a escolher o ensino integrado do IFRS-RG?
Gabriel Martins Guimarães, Luis Humberto Ferrari Loureiro, Lara Henriques Braz, Rafaela Roll Corrêa

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Ao longo da história, o Curso Técnico em Eletrotécnica do campus Rio Grande do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRS-RG) tem demonstrado um índice reduzido de graduandos na modalidade integrada. Diante desse panorama, os bolsistas do Projeto de Monitoria de Ensino Teórico e Prático na Disciplina da Física III estão empenhados em decifrar as altas taxas de reprovações e evasão, a partir da elaboração de uma pesquisa junto aos alunos que ingressaram no curso no ano de 2023. O objetivo central deste estudo é identificar as verdadeiras razões que impulsionam os alunos a optarem pelo curso integrado. Essa iniciativa de coleta de dados é altamente promissora, pois tem o potencial de fornecer percepções valiosas à instituição. Ao compreender mais profundamente as causas subjacentes a essas taxas preocupantes, a instituição estará mais bem preparada para abordar a situação e ajustar sua abordagem conforme necessário. O foco será desvendar os fatores que contribuem para a falta de adaptação e o desinteresse de determinados estudantes em relação ao conteúdo de estudo, culminando, em muitos casos, na desistência. Além dessa empreitada de pesquisa, o projeto também incorpora medidas adicionais para enfrentar essa problemática. Uma delas consiste em desenvolver planos de estudo personalizados para cada aluno, visando a organização de suas atividades acadêmicas. Adicionalmente, os monitores fornecem apoio individualizado durante as sessões de estudo da disciplina de Física III. Essa assistência busca dissipar incertezas relacionadas ao conteúdo lecionado e auxiliar com exercícios, sendo relevante destacar a importância dessa disciplina como estopim para o desenvolvimento posterior dos alunos ao longo do curso, visto que ela estabelece os princípios essenciais para a compreensão das matérias técnicas. Esse conjunto de medidas visa respaldar os jovens recém-admitidos, geralmente na faixa etária de 14 a 16 anos, durante a transição desafiadora do ensino fundamental para o ensino médio técnico. Muitas vezes, esses estudantes ingressam com ensino defasado e dificuldades de aprendizado. A pesquisa planejada e as intervenções realizadas em relação aos alunos têm o propósito de auxiliar a instituição a sondar profundamente as causas subjacentes à evasão e ao insucesso, buscando estratégias eficazes para diminuir esses índices. O objetivo derradeiro é garantir que os alunos recebam o suporte necessário ao longo de sua trajetória acadêmica, permitindo-lhes aproveitar ao máximo uma educação pública, gratuita e de qualidade.

Palavras-chave


Jovens; Ensino; Melhora.

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