Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Almoço com audiovisual nacional
Gabriel Borges Paim, Raquel Folmer Corrêa

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


O Projeto “Almoço com o audiovisual nacional” tem a intencionalidade de proporcionar momentos de cultura, arte, lazer, debates e aprendizagens significativas. Os audiovisuais estão sendo utilizados como recursos didáticos para que discentes argumentem e compartilhem a diversidade de ideias em circulação na contemporaneidade. A proposta visa mobilizar estudantes para que participem de discussões que inclui categorias socioculturais de relevância para as juventudes, tais como, saúde, gênero e sexualidade, raça e etnia, vulnerabilidade social, discriminação e preconceito, violência, geração, religiosidades, ciência e tecnologia, capacitismo, entre outras. As sessões ocorrem no IFRS - campus Vacaria, às quartas-feiras. Promovemos debates tendo em vista uma formação integral artística, técnica, científica, crítica e cidadã em afinidade com a proposta dos Institutos Federais. Estamos realizando encontros quinzenais, sempre ao meio-dia, horário de transição entre as turmas do campus. Convidamos discentes em articulação com servidores(as) para indicar audiovisuais e respectivos temas para debate. Com isso, pretendemos promover integração entre a comunidade escolar com momentos artísticos e culturais de debates e argumentações que mobilizem estudantes para seu protagonismo como sujeitos autônomos, com direitos e deveres sociais e capazes de construir novas formas de cidadania em suas comunidades. Já temos resultados parciais de quatro sessões. Recebemos quarentena e dois participantes (em média quatorze por sessão), que abordaram gênero, etnia, raça e desigualdade social. Até o presente momento podemos afirmar que está tendo uma boa receptividade e que cada vez mais participação de docentes e servidores. As sessões devem continuar até o final do ano letivo com ao menos mais sete encontros.


Palavras-chave


Audiovisual ; Humanidades ; Linguagens ; Educação ; Pensamento crítico;

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