Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Histórias e Memórias em formação: identidade(s) docente(s) em escolas públicas do Vale do Caí/RS
Nahara Moewius, Cátia Alves Martins, CARINE WINCK LOPES

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


Entre diversas opções formativas, o que pode mover os sujeitos a desejarem, optarem e permanecerem na docência como eixo formativo? A docência impregnada de desafios latentes, próprios da pós-modernidade, configura-se como uma opção e permanência na profissão frente às demais possibilidades. Nóvoa (2023) nos mobiliza a pensar sobre a necessidade premente e constante da presença, apoio e colaboração de outros docentes para tornar-se professor(a). Baseando-se no tripé profissão, instituição de formação e escola como potencialidades transformadoras para a profissão docente, essa pesquisa se propõe a identificar e compreender as memórias escolares de estudantes e egressos dos cursos de formação docente do IFRS - campus Feliz, buscando por aspectos que foram preponderantes nas práticas docentes experienciadas para que tais estudantes buscassem e se mantivessem na profissão docente. Tardif (2000) alerta para o fato de que as identidade(s) docentes podem ser (in)formadas por experiências institucionais e/ou pessoais que denotam representatividade nesse processo formativo. Entende-se que esse espaço de formação inicial ou continuada, visto abranger cursos de licenciatura e especialização, constituem-se como lócus de construção e/ou ressignificação da profissão docente, propondo articulações entre as histórias e memórias em formação, os conhecimentos/práticas e o engajamento profissional. Nesse sentido essa pesquisa em fase de desenvolvimento, busca compreender as memórias de quais práticas pedagógicas, que tipo de relações pessoais, que formas de interação com o conhecimento foram capazes de mobilizar e decidir a escolha formativa dos estudantes por cursos na área da educação? Utilizando-se de instrumentos investigativos como questionários, narrativas (auto)bibliográficas e observações in loco em escolas públicas do Vale do Caí, articulando-os com os estudos de Tardif (2000), Certeau (2006), Galvão e Lopes (2010), Meirieu (2006) e Nóvoa (2009, 2023),  pretende-se problematizar e  visibilizar as práticas docentes como preponderantes para a escolha e a permanência na docência. A análise das memórias dos estudantes e egressos dos cursos de formação docente se propõe a contribuir para articulações formativas no âmbito da própria instituição, bem como a proposição de oficinas formativas nas escolas da região, com o propósito reafirmar o apreço da profissão docente.



Palavras-chave


Palavras-chave: Memórias docentes; Histórias docentes; Formação docente

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