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Os paratextos das obras literárias: um recurso de leitura
Suélen Carneiro Feijó, Caroline de Morais, Daniela de Campos

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


O presente estudo traz uma perspectiva acerca dos paratextos literários, que são os elementos que circundam os livros, considerando-os relevantes para qualificar a leitura, trazendo descobertas e encantamento para as páginas das obras. Esse trabalho está relacionado ao projeto de pesquisa "PNLD Literário: estudo acerca de paratextos em livros de imagem e histórias em quadrinhos", em andamento no IFRS, campus Farroupilha. Por meio dos paratextos, quer-se desvendar as pistas que auxiliam na compreensão da obra literária, promovendo a leitura e enriquecendo a experiência leitora dos estudantes. Este projeto de pesquisa tem como objetivo potencializar o material literário no ambiente escolar, por meio da investigação de obras literárias de imagem e de histórias em quadrinhos, reconhecendo em seus elementos paratextuais possibilidades de incentivo à leitura. Assim, os métodos se concentram na análise dos elementos paratextuais em obras literárias de imagem e de histórias em quadrinhos selecionados pelo PNLD Literário. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa em que se explora os elementos paratextuais como orelhas, capa, prefácio, posfácio, contracapa, dedicatória, considerados norteadores para esta pesquisa. Com a análise dessas partes do livro, tem-se o reconhecimento de diferentes leituras, que promovem a curiosidade das narrativas e, por conseguinte, as obras de literatura são divulgadas para a comunidade acadêmica. Este projeto de pesquisa  está dividido em três vertentes: o estudo teórico sobre educação literária, literatura, paratextos e livros ilustrados com a construção de fichamentos de leitura e com a discussão em grupo; a investigação dos elementos paratextuais permeada pela análise das obras literárias; e a divulgação dos resultados em eventos acadêmicos e murais da instituição. A leitura no ambiente escolar é um dos pontos desejados pelo projeto, entendendo que os estudantes avançam em suas etapas educacionais, e, por vezes, abandonam a leitura de obras literárias. Assim, a reintrodução dessa literatura é relevante, utilizando os elementos paratextuais como estratégia para estimular a leitura. Como resultados parciais, identifica-se que nem todas as obras literárias examinadas possuem todos os paratextos, entretanto, analise-se a narrativa por meio dos paratextos existentes. Diante disso, prestigia-se a obra literária e os paratextos de forma simultânea, entendendo uma relação na construção de ambos, reconhecendo a leitura em obras de imagem e de histórias em quadrinhos como uma possibilidade de construção do saber social e cultural. As considerações finais destacam a necessidade de fomentar as obras literárias no ambiente escolar, associando o texto principal aos seus elementos contextuais, ou seja, aos paratextos, de forma a contribuir com a leitura entre os jovens. Ressalta-se que a leitura de obras literárias deve ser promovida permanentemente, gerando participação e curiosidade dos estudantes, além de potencializar o protagonismo estudantil por meio do conhecimento literário.

Palavras-chave


Literatura; PNLD Literário; Projeto de pesquisa.

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