Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Esperançar , escrever e ler o mundo.
Laura Sulzbacher Soares, Fábio Azambuja Marçal

Última alteração: 08-02-2024

Resumo


Este projeto atende pessoas adultas não alfabetizadas, ou semianalfabetas, que estão afastadas da escola regular. Criam-se estratégias para inclusão destas no mundo do letramento dentro da perspectiva da leitura do mundo. Para tanto, nos finais de semana, quinzenalmente, são realizados encontros presenciais. Apontamos que a baixa escolaridade é um grave problema social das sociedades desiguais. Logo, um projeto como este pretende interferir nesta realidade, posicionando-se como parte da disputa pelo direito à educação,bandeira erguida pelos movimentos sociais. Salienta-se que o município de Alvorada, cidade onde será executado este projeto, é um das cidades mais pobres do Rio Grande do Sul. De acordo com o IBGE 2010 aproximadamente metade da população, de 200 mil habitantes, não concluiu o ensino fundamental. A baixa escolaridade é um forte indicativo da frágil alfabetização e letramento da nossa comunidade. Considerando que os campi devem atuar para atender as demandas urgentes do seu território, estamos certos de que a ação de extensão que estamos propondo está coerente com o compromisso com a realidade indicada na Lei de Criação dos Institutos Federais. Como resultado parcial, verificamos um aumento da procura de pessoas por este tipo de ação de extensão. Para o segundo semestre, tivemos uma nova leva de matriculados. Ainda, como resultado parcial, verificamos que este projeto consegue se articular com outros de extensão que acontecem no Campus. Acreditamos que estamos construindo não só a alfabetização a esses adultos, mas sim uma nova forma de se relacionar com a sociedade, por isso nos baseamos na ideia de Leitura de Mundo de Paulo Freire. As redes de apoio e solidariedade estabelecidas, a partir do projeto, são sólidas. Certamente, elas possibilitam que as pessoas envolvidas toquem os seus projetos de vida.. Assim, com o que estamos propondo, acreditamos que haverá um fortalecimento dos cursos de extensão na área de educação e no Curso de Licenciatura em Pedagogia do IFRS Campus Alvorada. Finalmente, esta ação indica o quanto a extensão é estratégica para democratizar o acesso à Rede Federal de ensino e transforma-se em ferramenta de transformação social.



Palavras-chave


Leitura de mundo; Letramento; Campus Alvorada

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