Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Experiências de leitura compartilhadas
Julia John Antonio, Izandra Alves, Catharine Isadora Ledur, Viviane Diehl

Última alteração: 08-02-2024

Resumo


O projeto Experiências de leitura compartilhadas do IFRS, campus Feliz, tem como objetivo adentrar os espaços formais e não formais de leitura com o intuito de evidenciar o texto literário e construir, a partir dele, muitos significados. Em nível geral, muito se discute sobre a necessidade de ler e de formar leitores proficientes e com autonomia de pensamento. Contudo, apenas possibilitar acesso a livros não garante que a leitura aconteça, tampouco que a experiência com os textos seja significativa. Assim, acreditamos que mediar a leitura é essencial para aproximar as pessoas dos livros e contribuir para seu (re) descobrir-se e ressignificar-se. Nesse sentido, as demandas da comunidade escolar parceira são trazidas em reuniões de planejamento conjunto, tão logo o ano letivo começa e, periodicamente, analisadas e avaliadas, conforme necessidades de adequações a partir da realização dos eventos extensionistas. Encontros entre estudantes de diferentes níveis de ensino e redes têm acontecido durante todo o ano oportunizando as trocas de experiências leitoras entre os grupos que leem os mesmos textos e, posteriormente, dialogam e (re) constroem saberes tendo como aliada a arte em suas diferentes dimensões: música, teatro, dança, pintura entre outros, como é o caso das escolas Cônego Schwade e Jacob Milton Bennemann. Atividades que levam a leitura e as demais expressões artísticas também têm sido realizadas no CASE Caxias do Sul, em parceria com a escola Paulo Freire e projeto Artistando, ceramicando e muito mais, do IFRS, campus Feliz. Foram realizados seis encontros durante o mês de agosto de 2023, que foram planejados com professores e equipe técnica da instituição, desde o primeiro semestre deste ano. Assim, os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas dialogam através da arte da literatura com os estudantes dos cursos técnicos do IFRS, campus Feliz e constroem conhecimentos. Os espaços não formais de leitura são, também, oportunidades de estabelecermos parcerias e ampliarmos o alcance dos livros. Dois saraus aconteceram no primeiro semestre de 2023 na cafeteria Lecker, em Bom Princípio, e teve como participantes estudantes dos cursos noturnos do IFRS e da Escola Jacob Milton Bennemann, além de demais membros da comunidade. Como resultados, destacamos o envolvimento da comunidade nos saraus, onde tivemos aproximadamente 70 pessoas em cada um dos encontros e dos estudantes e professores das escolas parceiras que reforçam o interesse em continuar as oficinas em anos seguintes. O que sentimos enquanto extensionistas é que o propósito de oportunizar o encontro entre leitores e livros se confirma e que as leituras compartilhadas contribuem para a (trans) formação dos sujeitos.

Palavras-chave


Leitura; Parcerias; Transformação.

Texto completo: PDF