Tamanho da fonte:
Eletrônica - compartilhamento cidadão de saberes entre estudantes do IFRS/Campus Restinga e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Evarista Flores da Cunha
Última alteração: 08-02-2024
Resumo
A presente atividade desenvolve um espaço de compartilhamento de saberes relacionados à aprendizagem da Eletrônica entre estudantes do curso de Eletrônica Integrado ao Ensino Médio do IFRS/Campus Restinga e do ensino fundamental da Escola Estadual Evarista Flores da Cunha – Porto Alegre/RS. A ação justifica-se como forma de oportunizar um espaço de revisão e aprofundamento pelos estudantes no campo de conhecimento que lhes é próprio, bem como impulsionar sua percepção social, mediante a prática cidadã de compartilhamento de saberes com estudantes em vulnerabilidade social oriundos da educação básica pública da instituição vizinha (o que atenta ao eixo institucional de “Inserção Regional” próprio ao IFRS). Ademais, visamos colher como fruto o interesse e qualificação dos estudantes da Escola Evarista beneficiados pelo projeto na área da Eletrônica, potencializando sua deliberação acerca do ingresso e permanência no Campus Restinga em seu processo formativo. Para tanto, no laboratório/habitat de inovação InovaLab situado nas instalações do campus e na própria Escola Evarista, o projeto estabelece encontros semanais de duas horas de planejamento de atividades voltadas à aprendizagem da eletrônica, seguidas de outras duas horas de atividades práticas. É utilizada a plataforma intuitiva dos operadores lógico-proposicionais como recurso de aplicação dos conceitos envolvidos. Igualmente o projeto oferece aos estudantes horários de estudos para que ministrem encontros de revisão de aprendizagens escolares aos estudantes da Escola Evarista (operando como um curso preparatório para a prova de seleção de ingresso do Curso de Eletrônica do IFRS/Campus Restinga). O desenvolvimento atual dos trabalhos permite identificar nos estudantes do IFRS/Campus Restinga ligados ao projeto uma apropriação mais concisa de conteúdos propedêuticos elementares ao curso, conjuntamente formados com sua melhor percepção da realidade social em que estão incluídos, o que se mostrou evidente no desenvolvimento progressivo da apreensão intuitiva dos elementos técnicos propedêuticos, conferindo clareza e roupagem didática às ementas desenvolvidas. Igualmente, a partir de iniciativas culturais compartilhadas e da adesão dos estudantes da Escola Evarista beneficiados pelo projeto a eventos do campus, constatou-se a progressiva redução de antagonismos sociais e a ampliação do sentimento de pertença da nossa instituição pela comunidade à volta.
Palavras-chave
Eletrônica; Educação; Ética; Criticidade.
Texto completo:
PDF