Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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Esporte educacional: uma opção para cidadania
João Vytor Gazolla Antunes, Jorge Luiz dos Santos de Souza, Eliete Maria Scopel

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A prática de atividades esportivas contribui para a formação integral do praticante, desenvolvendo competências físicas, éticas e morais, tais como disciplina, respeito, solidariedade, trabalho em equipe e cooperação. À medida que esses valores são vivenciados, o caráter de um indivíduo justo e ético se fortalece na promoção e construção da cidadania, proporcionando uma melhor convivência em sociedade, portanto, a integração entre esporte e educação deve ser incentivada no ambiente escolar. No entanto, a falta de uma infraestrutura adequada para atividades físicas no Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Vacaria prejudica a vivência de diferentes esportes que contribuiria para o convívio e progresso social. A partir disso, o projeto tem como objetivo desenvolver a prática esportiva, enfatizando o valor educativo do desporto, além de proporcionar um ambiente de integração entre os estudantes da rede interna por meio da realização de esportes coletivos, tais como futsal, handebol e voleibol. Para cumprir a meta principal, a prefeitura municipal de Vacaria cedeu horários gratuitos para o Campus no Ginásio Municipal DMD nas quintas-feiras das 19h às 21h. Posteriormente, o projeto passou a ser efetivado no Ginásio do Centro Educacional Dom Orlando Dotti. Ademais, foi disponibilizado aos discentes um cronograma de exercícios pessoais focado em corridas para a melhora física. Com a disponibilidade de um ambiente mais adequado para a prática de atividades físicas individuais e coletivas, foi possível realizar a integração dos estudantes de diferentes turmas dos cursos do Ensino Médio Integrado e, em alguns casos, servidores. Além disso, a execução de atividades competitivas, como o II Torneio de Integração do IFRS/Vacaria, que contou com a participação de mais de oitenta estudantes, e as seletivas para jogos internos e externos (JIFRS e JERGS), fortaleceu o senso de coletividade entre os participantes e resultou em melhores desempenhos em competições. Ainda para este ano (2023), o projeto almeja realizar mais eventos para a rede interna, como campeonatos com diferentes modalidades e um torneio de jogos digitais para incluir mais estudantes que, por algum motivo, não participam das atividades físicas, a fim de fortalecer cada vez mais a formação dos participantes. A partir das informações presentes, depreende-se, portanto, que o projeto atinge seu objetivo de proporcionar um ambiente propício para a melhora individual e coletiva dos estudantes. Ademais, com a realização do projeto, os discentes foram expostos a diferentes pessoas, o que sucedeu na formação de novas amizades e no fortalecimento dos vínculos entre os estudantes da instituição.

Palavras-chave


Esporte; Educação; Integração.

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