Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
As Oficinas Básicas de Histórias em Quadrinhos: tempos e espaços de conhecimento e alegria.
Fernanda Bastos Marcelo, Romir Oliveira Rodrigues

Última alteração: 08-02-2024

Resumo


O projeto "História em Quadrinhos e Cinema em processos pedagógicos" acumula a experiência de uma trajetória de mais de uma década de ações de extensão no campus Canoas do Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Partindo da premissa que a troca de informações, a construção de conhecimento e as relações sociais estão cada vez mais mediadas por imagens, o projeto busca trabalhar as histórias em quadrinhos e as produções audiovisuais como instrumentos pedagógicos. Neste sentido, as Oficinas Básicas de Histórias em Quadrinhos fazem parte do núcleo central deste projeto e vêm sendo oferecidas, em diferentes formatos, desde 2012. O objetivo das Oficinas é desenvolver os princípios básicos da linguagem das Histórias em Quadrinho visando o desenvolvimento de competências cognitivas e psicossociais, promovendo a criatividade, a comunicação e o trabalho colaborativo. Elas já atenderam cerca de duzentos estudantes do campus Canoas e das redes municipais de Canoas e Cachoeirinha, docentes e membros da comunidade. Parte desta trajetória está registrada nas quatro edições da revista "Nonsequitur" que apresentam trabalhos de alunos do IFRS, da Rede Municipal e artistas de Canoas e convidados. A Oficina ocorre em três encontros semanais de 2 horas cada, abordando aspectos como história das HQs, elementos fundamentais da linguagem, elaboração de argumento e roteiro, desenvolvimento de personagens e planejamento de páginas. A partir de 2021, os dois primeiros encontros ocorrem no espaço da escola e o último nas dependências do campus Canoas. Esta estrutura permite uma troca institucional mais efetiva e, como são priorizados estudantes dos anos finais, apresentam o IFRS como uma possibilidade real para a continuidade dos estudos. Nesta edição do Projeto, já foi realizada uma Oficina na EMEF Sete de Setembro, em Canoas, envolvendo 15 estudantes. Estão agendadas mais duas oficinas, sendo uma em parceira com o projeto Tempo de Cuidar, uma iniciativa da Secretaria de Educação do Município, e outra com um grupo de jovens atendidos pelo programa Conviva Psicologia que é desenvolvido no Instituto Cultural e Social Ágora, em Cachoeirinha. Relacionado a temática, está agendada a realização de um curso sobre o uso de quadrinhos e sala de aula voltado para os docentes da rede municipal de Canoas, também no âmbito do projeto Tempo de Cuidar. Este diálogo com as instituições parceiras é fundamental para garantir a efetividade e significação das atividades, residindo nesta articulação um vetor fundamental para a consolidação da dimensão extensionista do Projeto. As Oficinas Básica de Histórias em Quadrinhos têm proporcionado momentos que colocam as escolas em movimento e possibilitam que os estudantes aliem alegria e construção de conhecimento em suas trajetórias escolares. Estas ações contribuem na consolidação do IFRS-Canoas como referência na produção cultural do município.

Palavras-chave


Histórias em quadrinho; experiência pedagógica; Extensão

Texto completo: PDF