Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
O livro da família: uma prática pedagógica
Jéssica Ramos, Caroline de Morais, Jean Michel Kolcenti

Última alteração: 16-12-2023

Resumo


A presente prática pedagógica está amparada pela temática da contação de histórias para estudantes do Ensino Fundamental, ressaltando as diferentes configurações familiares existentes. A ação desenvolvida consiste na contação da obra literária O livro da família, do escritor Todd Parr, para turmas de Pré-II e 1º ano. A intervenção tem como objetivo promover a reflexão das diferentes estruturas familiares dos estudantes, reconhecendo novas formações motivadas pela narrativa literária com a inclusão de vários membros familiares, tendo a finalidade de despertar o respeito, o interesse e o entendimento pelas vivências dos colegas. Para atingir o objetivo, o percurso metodológico conta com o uso de personagens no momento da contação da história, sendo questionado aos estudantes sobre o que a narrativa poderia representar no contexto social deles, quem são as pessoas que fazem parte da família de cada um e quantos tipos de famílias diferentes são conhecidas. A partir da contação da história de Todd Parr, os estudantes tiveram contato com outras formas de vivenciar o contexto literário e puderam relacionar a narrativa com suas vivências, fundamentais no processo de aquisição de leitura e de escrita, além da habilidade de letramento, tão importante para o desenvolvimento integral das crianças. Os resultados dessa prática pedagógica revelam o quão necessário é a contação de histórias, tornando-se uma ferramenta pedagógica relevante para a prática escolar, com a possibilidade de buscar explicações para inquietações, estimulando a criatividade e a imaginação das crianças. Como considerações finais, destaca-se que além de transmitir valores, as obras literárias têm impulsionado o ato de contar, ouvir e recontar em sala de aula, auxiliando na construção de diversos conhecimentos. Observa-se o interesse por parte dos estudantes com as diversas estratégias direcionadas para a contação, sendo que eles se envolvem com a história contada, desenvolvendo a personalidade e qualificando as práticas de leitura.


Palavras-chave


Família; Obra literária; Contação de histórias.

Texto completo: PDF