Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Construção de recursos pedagógicos para a contação de histórias
Ana Lara Silvestri, Caroline de Morais

Última alteração: 07-02-2024

Resumo


O presente estudo aborda sobre a temática da contação de histórias, considerando a inclusão das ferramentas pedagógicas para a apreciação do texto literário em sala de aula. Defende-se que o momento de contar histórias na Educação Básica precisa ser projetado e organizado previamente, a fim de disponibilizar conteúdo de qualidade para os estudantes. Desse modo, este estudo é pautado em uma experiência realizada pelo projeto de extensão que envolve a produção de recursos didáticos para facilitar a prática da contação de histórias no ambiente escolar. Nesse sentido, tem-se como objetivo valorizar o texto literário e a contação de histórias nas turmas de Educação Infantil, por meio de formações complementares aos docentes da rede municipal de Farroupilha, instrumentalizando-os com a confecção de ferramentas pedagógicas direcionadas às obras literárias. A metodologia adotada para essa atividade de extensão é permeada por oficinas que são divididas em dois momentos que se complementam. O primeiro diz respeito à apreciação de uma contação, em que os bolsistas do projeto organizam a apresentação de uma obra literária infantil, valendo-se de um recurso didático para simbolizar a narrativa. Nessa etapa, evidencia-se sobre a biografia do escritor e do ilustrador e também ressalta-se a importância da inserção da literatura no desenvolvimento das crianças. No segundo momento, os professores são convidados a elaborar essa mesma ferramenta pedagógica utilizada no primeiro momento, recebendo orientações detalhadas do modo de construção. Esse instrumento tem a finalidade de auxiliar os docentes na contação de histórias ao longo de sua carreira. Assim, os participantes vislumbram a estratégia de contação e montam seus objetos didáticos com a colaboração dos estudantes bolsistas. De forma antecipada, a ferramenta pedagógica é confeccionada e testada pela equipe do projeto, produzindo-se um modelo como demonstração aos professores. A primeira oficina dedicou-se à obra literária O monstro das cores, de Anna Llenas, elaborando o monstrinho da narrativa com palitos de churrasco e garrafa plástica. Os resultados parciais do projeto de extensão indicam o envolvimento dos docentes na proposta de ressignificar a contação de histórias no ambiente escolar, compreendendo a relevância dos instrumentos de aprendizagem para trazer as crianças para o contexto literário. O material pedagógico permanece com cada professor, sendo levado para as escolas municipais, assim, perpetuando a ideia do projeto, de incentivar a contação de histórias na formação das crianças da Educação Infantil. Como considerações finais, evidencia-se a responsabilidade do projeto de extensão com ações direcionadas para a capacitação dos professores da rede municipal de Farroupilha, não só valorizando o ensino público, mas também aproximando o IFRS da comunidade externa.

 


Palavras-chave


Literatura; Formação pedagógica; Educação Infantil.

Texto completo: PDF