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Contar histórias: desdobramentos de um projeto de ensino
Eisiane Marin Galiazzi, Caroline de Morais

Última alteração: 15-12-2023

Resumo


Este estudo apresenta uma proposta de formação complementar direcionada aos acadêmicos do curso de Licenciatura em Pedagogia, do Campus Farroupilha, por meio de práticas pedagógicas lúdicas, envolvendo a contação de histórias e a temática da literatura infantil. Desse modo, as ações de formação são promovidas pelo projeto de ensino Laboratório de Contação de Histórias, em que os licenciandos são convidados para participar de encontros quinzenais com a finalidade de confeccionar materiais didáticos para auxiliar na contação de histórias. Nesse sentido, o objetivo principal do projeto é proporcionar formação complementar aos acadêmicos da Pedagogia, por meio de experiências pedagógicas práticas, aproximando-os das ações docentes direcionadas ao campo literário permeado pela contação de histórias, incentivando a construção de ferramentas pedagógicas elaboradas em cada encontro. Para atingir o objetivo proposto, a metodologia está organizada em dez encontros presenciais relacionados à temática da literatura, potencializando a prática docente e a vivência em sala de aula. O momento da contação recebe a colaboração dos pibidianos e a organização dos encontros fica sob responsabilidade dos bolsistas do projeto de ensino. A cada encontro, os participantes constroem ferramentas pedagógicas para a contação da história de uma obra literária selecionada pelo projeto, sendo que, ao final, esse instrumento fica com o participante para ser usado no decorrer da carreira docente. Todos os encontros acontecem na brinquedoteca do campus, local de identificação com o curso e de socialização dos licenciandos. Nesse espaço, as obras literárias ganham criatividade e essência ao material em que é construído. Como resultados parciais, observa-se a integração entre os participantes de diferentes semestres, com trocas de experiências vividas no ambiente escolar e no próprio curso de Pedagogia. Ressalta-se que os colegas motivam seus pares para a participação, compreendendo que as ações são desenvolvidas em prol de uma formação pedagógica complementar. As considerações finais identificam a socialização entre os colegas, mediante a possibilidade de conversas formais e informais sobre vivências no ambiente escolar. Dessa maneira, a participação nos encontros gera uma amplitude qualitativa, prestigiando o preparo docente e o favorecimento de cursos complementares dentro da instituição acadêmica. Portanto, os projetos de ensino fomentados pelo IFRS contribuem para a permanência e o êxito de seus acadêmicos.

Palavras-chave


Obra literária; Formação complementar; Recurso pedagógico.

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