Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
PEMAT: Projeto de ensino de Matemática - Monitorias de Matemática
Felipe Pestana Cadaval, Aline Cardoso de Oliveira Macedo, João Guilherme Pereira Nunes

Última alteração: 15-12-2023

Resumo


Aprender matemática não é uma tarefa simples, a disciplina é vista como difícil e complexa. Essa visão sobre a matemática não é rara e está presente dentro do Instituto Federal do Rio Grande Sul (IFRS) campus Rio Grande, muitos dos alunos compartilham dessa ideia e encontram muitas dificuldades ao cursar matemática dentro do instituto, principalmente na disciplina de matemática I, que é conhecida como uma das matérias com maior índice de reprovação. Para tentar diminuir essas dificuldades, o projeto de ensino de matemática (PEMAT), é criado. Ele existe oficialmente desde 2019 e atua até hoje, em 2023, oferecendo monitorias e oficinas a todos os alunos interessados. As monitorias são oferecidas semanalmente, contemplando quatro manhãs por semana. A ideia é oferecer aos estudantes mais espaços onde possam esclarecer suas dúvidas e pendências, além dos convencionais horários de atendimento fornecidos pelos professores. O projeto atualmente conta com dois monitores estudantes do Instituto. Acredita-se que é muito interessante que as monitorias sejam ministradas por estudantes, dessa maneira o aluno que estiver interessado nas monitorias tem acesso a uma linguagem mais próxima a sua, tornando o aprendizado mais simples e acessível, evitando que o aluno sinta-se envergonhado ou com medo de perguntar ao professor. As monitorias foram pensadas para trabalhar a matemática do primeiro ano, contemplando conteúdos como relações binárias, funções e trigonometria. Os encontros semanais são realizados no laboratório de matemática do IFRS campus Rio Grande, espaço que comporta até 14 alunos e possui materiais didáticos e lúdicos para melhorar o aprendizado. O projeto é divulgado nas salas de aula e  via Instagram, é por lá que os alunos ficam sabendo sobre o projeto e qualquer atualização. A conta é administrada por uma bolsista voluntária que busca sempre apresentar a criatividade e a cara do projeto em todas as publicações. O objetivo central do projeto é atender os alunos e ajudá-los durante suas caminhadas dentro do IF e fora dele, as monitorias são muito importantes e necessárias e vêm ajudando muitos estudantes com a disciplina de matemática, ao longo de suas atividades. O projeto pretende continuar atuando dentro da instituição, sempre se aprimorando e cada vez mais alcançando mais alunos, entregando qualidade, alegria e comprometimento, contribuindo desse modo com a permanência e o êxito dos nossos estudantes.

Palavras-chave


Matemática; Ensino Médio; Metodologias diversificadas

Texto completo: PDF