Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Sertão Bilíngue: Núcleo de Idiomas nas redes sociais
Ana Luiza Sosmaier, Maísa Helena Brum, Joaquim Pase Ramos

Última alteração: 15-12-2023

Resumo


Sertão Bilíngue: Núcleo de Idiomas é um projeto de ensino do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão e tem como propósito fornecer aos estudantes cursos de idiomas extracurriculares, promover atividades interculturais, bem como produzir conteúdo educacional em plataformas de rede sociais, a fim de desenvolver uma prática linguística nos idiomas inglês, espanhol e francês. Em um recorte do projeto, o objetivo deste trabalho é relatar o planejamento e desenvolvimento das atividades do projeto no que tange ao seu contato tecnológico com as redes sociais, visto que, após o ano de 2020, o projeto teve que se reconfigurar devido às restrições presenciais da pandemia da Covid-19. Dessa forma, observou-se a necessidade de levar o projeto às redes sociais, de forma descontraída, sem deixar de lado a parte pedagógica e de produção de conhecimento em uma língua adicional. Como aporte teórico, o projeto volta-se para entendimentos acerca dos idiomas adicionais, capacitando os estudantes não apenas a decifrar significados, porém a os interpretar a partir de uma abordagem comunicativa, mobilizando, assim, não somente suas competências linguísticas baseadas em estrutura e vocabulário, além das suas percepções do mundo e o acervo sociocultural do seu entorno. Nesse enfoque, o projeto adota diferentes meios de ensino, além do sistema de ensino em sala de aula, contamos com outras maneiras de difundir conhecimento, como o uso da plataforma digital do Instagram. No perfil do projeto no Instagram (@sertao_bilingue), são realizadas diferentes postagens, cada uma com um público-alvo diferente. O AgroMonday, voltado aos estudantes do curso Técnico em Agropecuária, Agronomia e Zootecnia. Também há o TechThursday, o qual é direcionado aos alunos do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Além dessas publicações periódicas, há também outras com temas amplos visando criar interações com os seguidores, por exemplo as atividades em formato stories, “Complete a música” e “Everyday English”. Essas atividades passam por um processo de reflexão, criação e produção e são desenvolvidas pelos bolsistas do projeto, sob supervisão da professora coordenadora. Paralelamente a essas atividades no Instagram, o projeto também promove atividades pontuais e culturais, como o Time to Talk que foca na conversação em língua inglesa, uma vez ao mês, a partir de tópicos previamente selecionados. Ainda, o projeto está comprometido com atividades culturais, como o Halloween do campus. A atuação deste projeto nas redes sociais mostra-se importante para a aprendizagem dos estudantes do campus, pois é de fácil acesso e pode ser visualizado a qualquer hora do dia. Para atividades futuras, pretende-se incluir uma postagem fixa sobre a língua francesa e também parcerias em postagens com outros projetos, sendo eles o “Campo Cultural”, “Venenosos e Peçonhentos” e “Monitoria de Línguas”.

Palavras-chave


Aprendizado; Tecnologia; Idiomas.

Texto completo: PDF