Última alteração: 02-02-2024
Resumo
O Projeto Banda Musical no IFRS - Campus Farroupilha consiste em uma atividade extracurricular que oferece aos estudantes uma experiência única na vivência de uma banda musical. Composta por alunos matriculados nos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio, essa iniciativa é coordenada pelo servidor do campus, Nícholas Fonseca.
O propósito principal é fomentar a integração entre os estudantes de cursos distintos, ao mesmo tempo em que proporciona um espaço para explorar e apreciar a arte e a música. Essa conexão com a arte também é fortalecida quando o projeto leva o grupo a se apresentar em eventos realizados em outros campi do IFRS, contribuindo assim para a promoção de um sentido de unidade intercampi.
Desde seus primeiros passos, o projeto tem evoluído constantemente. Os ensaios iniciais foram um ponto crucial, levando à escolha de um nome que representasse a essência da banda: Banda Singulares.
O coração do projeto é a sua apresentação ao vivo, que oferece ao público um show musical com o repertório que presta um tributo às vozes femininas do pop rock nacional. O set list inclui músicas de Rita Lee, Cassia Eller, Vanessa da Mata, Novos Baianos e Pitty.
Destaca-se a importância da escolha das músicas apresentadas. Com duas estudantes atuando como vocalistas, o grupo amplifica o reconhecimento das compositoras e intérpretes nacionais. O repertório abrange tanto sucessos recentes quanto clássicos das décadas passadas, como as influentes eras das décadas de 1970, 1980 e 1990 na música brasileira.
Em síntese, a Banda Singulares não apenas constrói habilidades musicais e promove a colaboração entre estudantes, mas também celebra a riqueza da música nacional e suas expressões femininas. Com sua jornada musical em andamento, a banda continua a trazer harmonia, unidade e inspiração à comunidade do IFRS - Campus Farroupilha.