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Experiências lúdicas em uma proposta de recreio dirigido
Vinicius dos Santos Vieira, Caroline De Morais

Última alteração: 15-12-2023

Resumo


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) oportuniza a vivência de práticas pedagógicas, valorizando as teorias estudadas durante o curso de Licenciatura em Pedagogia. As ações desenvolvidas no ambiente escolar da escola-campo possibilitam reflexões necessárias para uma formação docente qualificada, potencializando aprendizagens significativas para a futura atuação como professor na Educação Básica. Com base no exposto, apresenta-se uma atividade pedagógica referente à ludicidade no ambiente escolar em forma de um recreio dirigido para as turmas de Pré II e 1º ano. Desse modo, tem-se como objetivo geral desenvolver brincadeiras no momento do recreio das turmas, valorizando a cooperação e o respeito entre os colegas, ao reconhecer que a proposta do recreio guiado também traz aprendizados quanto à convivência com as outras crianças. Destaca-se que este momento de diversão proporciona um resgate de brincadeiras, direcionando os estudantes para o aprendizado coletivo, em que o contato e as ações com os pares são necessárias, exigindo coordenação, esforço, agilidade, mobilidade, raciocínio lógico, entre outros aspectos. Nesse caso, a organização adotada para o recreio dirigido pautou-se em quatro brincadeiras, a saber: elefante colorido, acorda urso, corrida de saco e dança dos balões. A metodologia utilizada foi qualitativa, observando-se a participação e o envolvimento dos estudantes durante as brincadeiras organizadas para este recreio. Outro aspecto considerado na proposta pedagógica foi a escolha das atividades, priorizando a adequação com a idade e que fossem atrativas para as crianças. Ao finalizar o recreio dirigido, pode-se observar como resultados a participação com entusiasmo das crianças nas atividades propostas, demonstrando mais interesse na brincadeira da corrida de saco, a terceira ofertada, repetindo-a diversas vezes para que as crianças pudessem competir mais vezes. Diante disso, constata-se que todos participaram das recreações e apresentaram interesse. De forma conclusiva, ressalta-se que, nesse momento do recreio estendido, os estudantes puderam interagir com os colegas de outras turmas, integrando-os à escola como um todo, gerando o sentimento de pertencimento ao ambiente escolar. Esse reconhecimento é benéfico para o convívio em sociedade, potencializando aspectos como o respeito, a alteridade e a cooperação com seus pares. Por fim, entende-se que as crianças se divertiram nesta proposta de brincadeira orientada no recreio, ressignificando esse momento clássico de convívio escolar.


Palavras-chave


Brincadeiras; Pedagogia; Educação.

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