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Projeto Sertão Bilíngue e seu impacto para o ensino de línguas no IFRS - Campus Sertão
Joaquim Pase Ramos, Maísa Helena Brum, Ana Luiza Sosmaier

Última alteração: 15-12-2023

Resumo


Considerando que as oportunidades para estudar uma segunda língua dependem de fatores como tempo, dinheiro e oferta, o Sertão Bilíngue: Núcleo de idiomas surgiu como uma forma de proporcionar ações de prática linguística (por meio de cursos de idiomas) e da interculturalidade (por meio de atividades culturais, como Halloween) aos estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Sertão. Dessa forma, este trabalho tem como objetivo descrever como o projeto Sertão Bilíngue está configurado e seus possíveis impactos na aprendizagem de línguas dos estudantes participantes. Visto que muitos estudantes do campus são internos e que o campus está localizado em uma área rural, bem como o gasto que esses estudantes teriam que despender para estudar um segundo idioma, este projeto foi criado com a possibilidade de ofertar cursos de idiomas para os estudantes que não teriam a possibilidade de estudar uma outra língua, que precisariam estudar um segundo idioma para fins de intercâmbio escolar, bem como para todos os que se interessam na área das linguagens. O projeto está fundamentado na abordagem teórica da perspectiva sociocultural, ao mesmo tempo em que se ancora nas concepções da linguagem como letramento em seus diferentes modos de significar. O projeto, atualmente, oferta três cursos de idiomas para os estudantes do campus, de forma extracurricular, sendo eles: 1 curso de língua inglesa presencial, nível básico; 1 curso de língua inglesa presencial, nível intermediário; e 1 curso de língua francesa online, nível básico. Os cursos são ministrados por docentes da área de linguagens do campus. As aulas dos cursos seguem, principalmente, a abordagem comunicativa da língua, além de trabalhar de maneira diversificada os tópicos de língua almejando ao interesse dos estudantes, a partir do uso de materiais impressos e digitais. As aulas acontecem uma vez por semana e têm duração de 1 hora. Nas aulas, os docentes têm o auxílio de bolsistas monitores do projeto que tem como objetivo sanar dúvidas, auxiliar na organização do material didático, monitorar os grupos de WhatsApp de cada curso a fim de fornecer materiais para futuras aulas ou, até mesmo, repassar recados importantes quanto às lições. Em relação aos resultados do projeto, ele ainda se encontra em desenvolvimento. Entretanto, pode-se antecipar que o Sertão Bilíngue teve uma grande procura da comunidade discente, visto que mais que 150 estudantes se inscreveram para pleitear uma vaga nos três cursos ofertados pelo projeto. A seleção aconteceu por meio de um formulário online e uma entrevista presencial. Esses resultados prévios mostram que o projeto ainda tem muito a crescer, mas já gera impactos positivos para o campus, visto que oportuniza o contato dos estudantes com a aprendizagem de outros idiomas, essencial na vida do discente.

Palavras-chave


Ensino extracurricular; Língua Inglesa; Língua Francesa.

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