Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Monitoria de Línguas: uma ferramenta de auxílio aos estudantes do Campus Sertão
Bernardo Tadioto Centenaro, Maísa Helena Brum

Última alteração: 15-12-2023

Resumo


Considerando as dificuldades de compreensão do conteúdo no componente curricular de Língua Portuguesa, o Projeto Monitoria de Línguas foi instituído, tendo como motivação, criar e fomentar um ambiente propício para o apoio educacional, no qual os alunos tenham a valiosa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos linguísticos e dissipar incertezas, culminando em um fortalecimento significativo de suas competências no âmbito da língua portuguesa. Para embasar essa iniciativa, fundamentamo-nos na abordagem teórica da perspectiva sociocultural no ensino, ao mesmo tempo em que ancoramos nossas diretrizes pedagógicas na rica tradição dos letramentos. Isso implica uma educação linguística abrangente, que considera as diversas formas de comunicação, sejam elas escritas, visuais, gestuais, sonoras ou imagéticas. Para permitir um amplo acesso à monitoria, foram criados diferentes espaços para contato, o principal sendo presencialmente durante uma hora por semana, em uma sala do Campus Sertão, onde o monitor permanece à disposição para elucidar qualquer dúvida relacionada aos conteúdos da língua portuguesa. Outros meios de contato são através de um correio eletrônico criado ou também por meio da plataforma digital do Instagram; essa que, além de servir como meio de contato entre quem busca auxílio e o monitor, também promove diversas postagens com conteúdo revisional. As postagens possuem um cronograma de lançamento programado para três dias por semana, cada uma com objetivo diferente, uma sendo voltada para gramática, outra especificamente para a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e, a última, com foco em literatura. Dessa forma, o uso da página do Instagram se torna uma excelente ferramenta a ser utilizada pelos estudantes. Ainda, expandimos os horizontes do projeto fazendo postagens em conjunto com outros projetos do campus. O projeto ainda está em andamento, mas já se percebe um impacto positivo de suas ações com os estudantes no campus, principalmente em relação às postagens da página do Instagram. No futuro, pretendemos expandir os métodos de aprendizagem para outras atividades, de maneira lúdica e recreativa, como desenvolvimento de jogos de tabuleiros e outras atividades. Todas essas ferramentas ofertadas aos estudantes por meio do projeto proporcionam, aos interessados, um melhor desempenho escolar no componente curricular Língua Portuguesa, por isso é essencial a existência do projeto que, apesar da procura presencial não ser tão ampla quanto a divulgação online, o projeto só tem a contribuir aos estudantes que realmente buscam um melhor entendimento da disciplina de Língua Portuguesa.

Palavras-chave


Reforço Escolar; Língua Portuguesa; Linguagem

Texto completo: PDF