Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Meninas na manutenção
Raíssa da Costa San Martins, Anderson Favero Porte

Última alteração: 15-12-2023

Resumo


Raíssa da Costa San Martins, Anderson Favero Porte*, Giselle Rola Botelho, Carlos Eduardo Nascimento Pinheiro, Lúcia Alda.

 

[email protected], [email protected], [email protected], [email protected], [email protected]

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.

 

Historicamente a área de manutenção industrial é caracterizada pela presença masculina e, com o passar dos anos a inserção das mulheres no âmbito industrial vem sendo predominante. Neste sentido, criou-se o projeto de ensino ‘’Meninas na manutenção’’, realizado a partir de uma parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), a instituição Society of Women Engineers (SWE) e o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade do ifrs (NEPGS). O projeto tem como objetivo principal a equidade de gênero e contribuição com o empoderamento feminino não só nos setores industriais, como também nas comunidades acadêmicas. Sob esse viés, são desenvolvidas práticas de manutenção a partir de cada conhecimento teórico e prático das bolsistas e a partir disso, iniciar a preparação de minicursos no setor de refrigeração doméstica, comercial e industrial de atividades de manutenções e analises preventivas de cada equipamento manuseado. Até o momento as atividades do projeto foram desenvolvidas através de uma bancada de refrigeração industrial para a realização das manutenções nos equipamentos essenciais do sistema para seu funcionamento adequado, como a troca do óleo do compressor industrial, a retirada da umidade do sistema e, introduzir o gás refrigerante. Ao final do projeto, pretende-se estimular a delegação do poder feminino nas áreas industriais levando em conta os treinamentos práticos e palestras a fim de mostrar a importância das manutenções e, que independente do gênero, existam os mesmos potenciais para a realização das atividades práticas que garantem as mesmas condições de formação e ingresso no mercado de trabalho.

 

 


Palavras-chave


manutenção; empoderamento feminino; industrial.

Texto completo: PDF