Portal de Eventos do IFRS, 8º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Fatores que influenciam os estudantes ingressos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na escolha pelos serviços educacionais do IFRS campus Rolante.
Emilyn Ortiz de Campos, Jacques André Grings, Luciano Nascimento Corsino, Fernando Gonçalves de Gonçalves

Última alteração: 22-12-2023

Resumo


O período da adolescência pode ser compreendido como um dos momentos mais complexos para os jovens, tanto por ser uma etapa de reconhecimento de sua identidade, quanto pelas pressões impostas pela sociedade no que se refere ao seu futuro profissional. Dúvidas como “qual curso seguir e onde estudar” são inquietações presentes no cotidiano dos estudantes concluintes do Ensino Fundamental e diversos são os fatores que podem influenciar as suas decisões. Nesse sentido, o artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo compreender os fatores que influenciam os estudantes ingressos dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na escolha pelos serviços educacionais do IFRS campus Rolante e na escolha do curso técnico. Trata-se de um estudo de caso e teve como instrumento de coleta de dados um questionário, disponibilizado através de formulário específico do Google, contendo 22 perguntas fechadas e aplicadas a todos os 140 estudantes que ingressaram na instituição de ensino no ano de 2023. Como forma de tratar e analisar os dados derivados do questionário recorreu-se ao Software IBM SPSS Statistics (SPSS). Evidências demostraram que os principais fatores que influenciam a escolha dos estudantes pelos serviços educacionais do IFRS campus Rolante são, na ordem, a qualidade de ensino, o fato de ser um curso técnico, a gratuidade do ensino, a influência parental e a imagem positiva da instituição perante a comunidade. Já a possibilidade de trabalhar na área, a identificação pessoal com o curso, a realização pessoal e a influência parental são elencados como os principais fatores que influenciam na escolha do curso técnico.


Palavras-chave


Escolha profissional; Educação; Instituição de ensino

Texto completo: PDF