Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Se você fosse um símbolo visual, qual seria?
Elisa Iop, Elisa Iop 42982103087, Jaime Donato Guarienti Filho, César Henrique Costa Carvalho, Ana Júlia Romansini, Milena Cordeiro

Última alteração: 06-12-2022

Resumo


O antropólogo Clifford Geertz (1973) define a cultura como ideias baseadas na aprendizagem cultural e nos símbolos. Para ele a aprendizagem cultural depende da capacidade exclusiva desenvolvida pelos seres humanos de utilizar símbolos, quer dizer, de criar e dotar de significado uma coisa ou fato, e correspondentemente captar a apreciar tais significados. Mas, o que é um símbolo? Um símbolo é algo verbal ou não verbal, dentro de uma particular linguagem (um sistema de representação que serve de meio de expressão e comunicação entre nós) ou cultura, que vem a representar outra coisa.  Tendo como referência o conceito de cultura proposto por Geertz (1973) e de símbolo realizou-se uma ação educativa  na disciplina de Artes, ministrada pela professora Elisa Iop, junto aos estudantes do primeiro ano do Curso Técnico em  Agropecuária – Integrado ao Ensino Médio (TA – EMI) do IFRS – Campus Sertão e do curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática (MSI – EMI).  A ação objetivou contribuir para que os estudantes ampliassem a sua compreensão a respeito do conceito de cultura e símbolo, tendo também se configurado como uma atividade de apresentação dos estudantes mediante o símbolo de identificação de cada participante. A metodologia utilizada contemplou quatro momentos:  conceito antropológico de Cultura de Geertz e de símbolo, produção artística (desenho do símbolo/reflexão), socialização dos trabalhos desenvolvidos pelos estudantes e produção coletiva (união de todos os símbolos/reflexões). Cada estudante representou o seu símbolo visual de identificação utilizando-se da linguagem do desenho e realizou uma breve reflexão escrita sobre os significados a ele atribuídos.  Os trabalhos foram socializados pelos estudantes e a partir deles foi possível construir um trabalho coletivo (recorte/colagem dos desenhos/reflexão e pintura). Duas grandes telas de pintura/colagem/desenho são das cinco turmas do TA – EMI e uma das duas turmas do TMSI – EMI.  O trabalho contribuiu para apropriação do conceito de cultura proposto por Geertz e de símbolo mediante a realização de uma produção artística que revelou aspectos significativos relacionados as identidades culturais dos estudantes, suas personalidades e visões de mundo, entre outros aspectos. Portanto, essa ação educativa também se configurou como uma atividade de apresentação do início do ano que possibilitou que os estudantes se conhecessem. E você, se fosse um símbolo visual, qual seria?


Palavras-chave


Símbolo visual; Identificação; Representação visual/ escrita

Texto completo: PDF