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Olimpíadas científicas no ensino técnico integrado ao ensino médio
Luiza Hammes, Patrícia Anselmo Zanotta, Júlia Zanotta Rocha, Clarissa Macedo Borges

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


O projeto de extensão “Olimpíadas Científicas”, objetiva incentivar e dar suporte à participação de alunos do ensino fundamental da rede estadual e do ensino médio da rede federal em olimpíadas científicas. Apresenta-se um recorte das atividades desenvolvidas, com foco nos estudantes do ensino médio. A metodologia consistiu na divulgação do projeto e das olimpíadas; no auxílio ao processo de inscrição; na disponibilização de materiais de estudo e atendimentos específicos; na mobilização para a efetiva participação dos inscritos e, por fim, numa avaliação por todos os envolvidos. Até o momento, as olimpíadas contempladas foram a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, Olimpíada Brasileira de Robótica - OBR, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica - OBA, Olimpíada Nacional de Ciências - ONC, Olimpíada Brasileira do Oceano - O2 e Olimpíada Brasileira de Química - OBQ. Algumas ainda estão em curso, outras já encerram e aguarda-se a divulgação dos resultados. As olimpíadas ocorrem de forma presencial ou online, de acordo com seus regulamentos e suas opções. Apresentam-se resultados parciais referentes aos alunos dos cursos integrados do campus Rio Grande: na ONC, 28 se inscreveram, destes, 39% se classificaram para a segunda fase, a qual teve uma efetiva participação de 82% dos classificados; na OBMEP 6 alunos passaram para a segunda fase; na OBA 33 alunos se inscreveram para a primeira fase, e 9 alunos foram pré-selecionados para participarem das seletivas online para as Olimpíadas Internacionais de Astronomia de 2023; na OBR o campus tem tradição na participação e bom desempenho de seus alunos, contudo, como as provas ocorreram no primeiro semestre, houve pouco tempo para que os alunos que vinham do ensino remoto, recuperassem as aprendizagens para conseguirem participar das provas práticas, sendo assim, no presente ano, houve interesse somente nas provas teóricas; a O2 encerrou o período de inscrições recentemente, e como os próprios alunos eram responsáveis por se inscreverem, a equipe do projeto está em fase de levantamento dos dados; com relação à OBQ as inscrições ainda estão abertas, portanto, não se tem dados concretos do público participante. Com relação ao envolvimento dos professores, a equipe proponente constituía-se por 10 docentes, mas ao longo do processo outros 12 passaram a colaborar direta e sistematicamente, além destes, conta-se com a participação esporádica de alguns professores que atendem demandas específicas. Em síntese, ao assumir-se como forma de avaliação do projeto, a análise dos dados de adesão dos alunos e professores, bem como de efetiva participação e de desempenho dos alunos nas olimpíadas, conclui-se a partir dos resultados apresentados acima, que o projeto vem alcançando seus objetivos, tem potencial para ampliar o número de estudantes atendidos, e contribuir diretamente nas aprendizagens dos conceitos de cada área de forma significativa.

 


Palavras-chave


Aprendizagem significativa; Interdisciplinaridade; Online.

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