Última alteração: 04-12-2022
Resumo
O projeto de ensino e de extensão “IFMUNdi: promovendo debates e produzindo conhecimento” é desenvolvido desde 2017 no Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS). Tem como inspiração os MUNs, do inglês “Model United Nations”, e faz referência aos Modelos das Nações Unidas, os quais consistem em simulações de reuniões da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesses exercícios, estudantes representam Estados, agências de comunicação e outros atores em sessões de debate, fortalecendo a habilidade de comunicação e obtendo conhecimento sobre assuntos do passado que contribuam para o saber atual. Desde a sua criação, o projeto transforma o Campus Osório em um cenário de debates, envolvendo estudantes do ensino médio integrado com o técnico em simulações de órgãos e eventos da ONU e do Congresso Nacional. Com o intuito de mobilizar os estudantes para participarem dessas simulações e para entenderem a sua dinâmica, nas edições do ano 2021 e 2022, o IFMUNdi ofertou um evento formativo lúdico para preparar os participantes para as simulações, girando em torno de uma das sagas de livros e filmes mais famosas da atualidade, Harry Potter. As regras e o formato dessa pré-simulação foram os mesmos da simulação, porém os participantes representaram bruxos que defendem ideologias distintas em um contexto que exige o debate para definir a história e os rumos da sociedade bruxa. Essa pré-simulação foi realizada duas vezes, uma no formato remoto – no contexto da pandemia da Covid-19 – e a outra na forma presencial. Neste trabalho, apresentamos justamente essas duas experiências, os materiais desenvolvidos, a avaliação dos estudantes referente ao evento formativo e os resultados obtidos, destacando as especificidades das pré-simulações nas diferentes modalidades, desde as inscrições até o evento em si.