Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Projeto de Ensino de Sociologia para Adolescentes: formas alternativas de promover o conhecimento sociológico dentro do ambiente escolar.
Thauane Maria Zanella, Janine Bendorovicz Trevisan, Alana Luiza Spinelli da Silva, Amanda Jesus Faleiro, Jonathan Henriques do Amaral

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O desenvolvimento do conhecimento sociológico se caracteriza como uma ferramenta para a construção da ética, do caráter e do senso crítico dos adolescentes. Através do contato escolar com a Sociologia e suas mais diversas vertentes, os estudantes conhecem e identificam seus interesses, suas relações pessoais e seus valores, além da forma como eles se manifestam no seu convívio em sociedade dentro e fora da sala de aula. O projeto “Ensino de Sociologia para adolescentes” surge com o objetivo de estimular o conhecimento sociológico entre os estudantes do campus Bento Gonçalves através da integração de alunos e professores com atividades dinâmicas que visam promover um maior interesse pela disciplina. Dentre as inúmeras possibilidades que surgiram a partir do embasamento teórico e dos debates de ideias realizados pelo grupo de bolsistas e coordenadores do projeto durante todo o ano, foi desenvolvida a proposta para a realização de uma atividade onde os alunos de nível médio do campus Bento Gonçalves pudessem expor suas produções sociológicas em forma de projetos, textos, músicas e trabalhos realizados em sala de aula. O evento denominado como Sarau da Imaginação Sociológica foi organizado pelo grupo com objetivando criar um momento de integração, lazer e aprendizado, relacionando a oportunidade de conhecimento com outras atividades dinâmicas que os alunos costumam praticar e se interessar dentro do campus. A proposta obteve resultado positivo por parte do público-alvo, que demonstrou interesse em participar e expor seus trabalhos, possibilitando que o evento fosse realizado com apresentações variadas. As produções envolveram desde músicas cujas letras estimulam o exercício de análises sociológicas, até textos e crônicas que instigam a imaginação e a reflexão, além de projetos de pesquisa na área da Sociologia. O evento superou positivamente as expectativas dos organizadores, tendo em vista que - além do comprometimento dos estudantes que se dispuseram a compartilhar seus trabalhos - a atividade teve grande visibilidade dentro da instituição e a participação de espectadores de turmas e cursos variados do campus. Outro destaque foi o estímulo para novas apresentações na segunda parte do sarau que levantaram, inclusive, a possibilidade da organização de uma segunda edição e resultaram na divulgação positiva do projeto e seus objetivos de ação dentro da instituição. A análise geral da execução da atividade sugere uma relação positiva entre as formas dinâmicas de aprendizado e o estímulo do pensamento sociológico dos adolescentes. Utilizando recursos alternativos que criam um ambiente descontraído de integração e diferem das formas tradicionais de ensino da disciplina, é possível introduzir a Sociologia de forma cotidiana e prazerosa na vida dos adolescentes, descobrindo novos caminhos para a produção do conhecimento sociológico e para a construção de ferramentas importantes para o crescimento social dos jovens.

Palavras-chave


Conhecimento sociológico; ensino; sarau, adolescentes.

Texto completo: PDF