Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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O ensino do pensamento computacional através da programação em blocos nas escolas públicas de Pelotas.
Jéssica Januário dos Santos Villas Bôas, Cibele Da Rosa Christ Sinoti, Pedro Ferreira Da Silveira, Artur de Oliveira Costa, Rian Pires E Silva, Serguei Nogueira da Silva

Última alteração: 18-11-2022

Resumo


A oficina “Programação com Scratch na Escola”, associado ao projeto “Programando na Escola com Scratch”, tem como objetivo introduzir aos alunos de escolas públicas o raciocínio lógico e pensamento computacional através da programação em blocos da plataforma Scratch. O público-alvo são alunos do 8o e 9o da rede pública municipal no município de Pelotas, em específico, das escolas E.M.E. F Dr.Mário Meneghetti e E.M.E.F Professora Maria Helena Vargas da Silveira, atendendo, respectivamente, alunos do 8o e 9o ano divididos em duas turmas com em média 20 estudantes cada e alunos do 8o e 9o ano em uma turma com em média 40 estudantes. A oficina iniciou em 16/08/2022 e terá fim, após dez semanas envolvendo 1 encontro semanal com cada turma, no dia 25/10/2022. Ocorre de forma online, em um encontro síncrono entre os bolsistas do projeto, que contam com o apoio tecnológico do IFRS Campus Rio Grande, e os alunos em suas respectivas escolas, acompanhados de monitores do projeto presencialmente. A ação pedagógica é elaborada e executada pelos bolsistas, sob supervisão dos coordenadores responsáveis pelo projeto. O material consta em atividades teórico-práticas, que prepara o indivíduo para atuar de forma criativa na resolução de problemas. Os procedimentos metodológicos envolvem a apresentação multimídia dos conteúdos no ambiente online, momento de interação e solução de dúvidas; realização de atividades contextualizadas aos materiais disponibilizados e projeto final reunindo o aprendizado. As últimas semanas das oficinas em andamento serão destinadas à construção de um projeto final relacionado ao cotidiano do aluno, tendo como base matérias escolares e problemas enfrentados pela comunidade. Com vistas a aprimorar as estratégias de ensino, é realizado o monitoramento e avaliação das oficinas a fim de acompanhar as percepções dos estudantes e dos bolsistas. Espera-se como resultado que os alunos da oficina cultivem, além do pensamento computacional, competências cognitivas e socioemocionais para saber reconhecer e lidar com a tecnologia no meio em que estão inseridos. Simultaneamente, pretende-se contribuir para a formação integral dos bolsistas envolvidos no projeto e colaborar para que o IFRS campus Rio Grande que colabore com as demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no desenvolvimento da competência 5 - Cultura Digital - que planeja apropriar-se da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.

 


Palavras-chave


Pensamento Computacional; Programação; Scratch.

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