Última alteração: 18-11-2022
Resumo
A oficina “Programação com Scratch na Escola”, associado ao projeto “Programando na Escola com Scratch”, tem como objetivo introduzir aos alunos de escolas públicas o raciocínio lógico e pensamento computacional através da programação em blocos da plataforma Scratch. O público-alvo são alunos do 8o e 9o da rede pública municipal no município de Pelotas, em específico, das escolas E.M.E. F Dr.Mário Meneghetti e E.M.E.F Professora Maria Helena Vargas da Silveira, atendendo, respectivamente, alunos do 8o e 9o ano divididos em duas turmas com em média 20 estudantes cada e alunos do 8o e 9o ano em uma turma com em média 40 estudantes. A oficina iniciou em 16/08/2022 e terá fim, após dez semanas envolvendo 1 encontro semanal com cada turma, no dia 25/10/2022. Ocorre de forma online, em um encontro síncrono entre os bolsistas do projeto, que contam com o apoio tecnológico do IFRS Campus Rio Grande, e os alunos em suas respectivas escolas, acompanhados de monitores do projeto presencialmente. A ação pedagógica é elaborada e executada pelos bolsistas, sob supervisão dos coordenadores responsáveis pelo projeto. O material consta em atividades teórico-práticas, que prepara o indivíduo para atuar de forma criativa na resolução de problemas. Os procedimentos metodológicos envolvem a apresentação multimídia dos conteúdos no ambiente online, momento de interação e solução de dúvidas; realização de atividades contextualizadas aos materiais disponibilizados e projeto final reunindo o aprendizado. As últimas semanas das oficinas em andamento serão destinadas à construção de um projeto final relacionado ao cotidiano do aluno, tendo como base matérias escolares e problemas enfrentados pela comunidade. Com vistas a aprimorar as estratégias de ensino, é realizado o monitoramento e avaliação das oficinas a fim de acompanhar as percepções dos estudantes e dos bolsistas. Espera-se como resultado que os alunos da oficina cultivem, além do pensamento computacional, competências cognitivas e socioemocionais para saber reconhecer e lidar com a tecnologia no meio em que estão inseridos. Simultaneamente, pretende-se contribuir para a formação integral dos bolsistas envolvidos no projeto e colaborar para que o IFRS campus Rio Grande que colabore com as demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em especial no desenvolvimento da competência 5 - Cultura Digital - que planeja apropriar-se da tecnologia como ferramenta de aprendizagem.