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A experiência do Ciclo de Encontros Integrados do Programa Pertencer: construções dialógicas com o Ensino Médio Integrado
Gisele Oliveira Cabral, Gabriel Silveira Pereira

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O Ciclo de Encontros Integrados do Programa Pertencer constitui-se como uma ação colaborativa desenvolvida no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório, visando criar espaços de escuta e reflexão com os estudantes do Ensino Médio Integrado a partir do levantamento de temas presentes e de repercussão no campo das juventudes. A iniciativa está vinculada ao Programa Pertencer, tendo sido motivada diante da vivência do contexto pandêmico, com vistas a criar aproximações e produzir interações dialógicas. Teve duas edições, realizadas em formato remoto, nos meses de março e outubro de 2021. Apresenta por eixo central a discussão de temas como acolhimento, bem-estar, inclusão, integração e saúde, com o objetivo de proporcionar momentos de trocas e reflexões carregados de sensibilidade e exercício empático. Nas duas edições, a iniciativa foi composta por três rodas de conversas, de aproximadamente duas horas, por Google Meet, contando com uma média de trinta estudantes participantes, além de servidores e bolsistas de projetos convidados. Entre as iniciativas que integraram a articulação das falas, destaca-se a colaboração do projeto de extensão Saúde no IFRS Osório, o projeto de ensino Por um IF de Afetos, o Programa + Educação Física e o Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE). Essa atuação integrada, a qual inclusive faz referência à perspectiva orientadora dos Ciclos, também marca o diferencial da ação, com mobilizações e interlocuções de diferentes contextos. Pontua-se a receptividade dos estudantes desde o início da proposta, a qual, já na primeira atividade, considerando dados do formulário de avaliação, teve a concordância de 95% dos participantes a respeito de sua relevância para o acolhimento e a integração, atingindo afirmação máxima à medida que as ações foram ocorrendo. Sinaliza-se também para os resultados qualitativos, expressos na potência das interações, no engajamento durante as discussões e nos comentários avaliativos, aspectos que marcaram, com clareza, o alcance do objetivo proposto, diante da proposição de espaços qualificados de interação e convidativos à vivência afetiva da sociabilidade. Ainda, vê-se como fundante destacar que as sugestões de temas do primeiro Ciclo serviram de orientação para a construção do segundo, sendo que, neste ano, já há a previsão de realização da terceira edição no mês de novembro, em formato presencial.

Palavras-chave


Diálogos; Integração; Projetos

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