Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

Tamanho da fonte: 
Desenvolvimento metodológico para maximizar a aprendizagem na disciplina de Eletricidade.
Santhiago Pintos Pinheiro, Gerson dos Santos Nunes

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


Um dos grandes desafios enfrentados na disciplina de eletricidade, ofertada no curso de Eletrotécnica, é a grande evasão dos alunos ao decorrer do semestre, pois por ser na modalidade subsequente, em sua maioria, os discentes trabalham e sustentam as suas famílias, sendo assim, não possuindo muito tempo para se dedicar aos estudos. A disciplina de Eletricidade possui um quantitativo significativo de alunos, variando entre 40 e 45 discentes em média, e a taxa de reprovação dos últimos semestres se encontra acima dos 65%. A disciplina de eletricidade é uma das mais importantes e complexas do curso de Eletrotécnica, pois nela se aprende basicamente os fundamentos mais importantes para poder seguir o curso com melhor entendimento na área. E por conta dessa complexidade, os alunos se sentem despreparados e acabam desistindo muito antes de sequer tentar. Visando esses principais problemas essa bolsa foi criada com o objetivo de conseguir deixar a matéria de mais fácil acesso por conta do pouco tempo dos estudantes, e para que os alunos se sintam mais a vontade de tirar suas dúvidas com um outro aluno, que já passou pela disciplina, pois mesmo que os professores sejam acessíveis, sempre acaba se tendo um receio em perguntar algo, então muitos acabam ficando não perguntando por vergonha do professor. Sendo assim, foi criado um horário de atendimento exclusivo para os alunos da disciplina, onde eles podem tirar dúvidas, fazerem as listas de exercícios ou até mesmo conversarem sobre as matérias vistas em sala de aula e debater temas e teorias sobre a disciplina. Pensando mais ainda na falta de tempo, que é um dos fatores principais das desistências dos alunos, foi criado um canal no YouTube, onde ao decorrer do semestre são postados vídeos resolvendo as listas de exercícios ofertadas pelos professores em aula. Sendo assim, quando o aluno tiver alguma dificuldade em algum exercício, não precisara esperar até a próxima aula ou atendimento para sanar a sua dúvida, podendo assim poupar tempo e adiantar o aprendizado. Além disso foi criado um grupo no WhatsApp, para que possamos ter um contato maior entre o bolsista e os alunos, onde a qualquer momento os alunos poderão fazer suas perguntas sobre a matéria, algo que eles tiverem dificuldade em assimilar ou até mesmo algum exercício que mesmo já resolvido ainda não ficou totalmente claro. E assim, o bolsista poderá ajudar da melhor maneira possível.


Palavras-chave


Eletrotécnica; Exercícios; Fundamentos

Texto completo: PDF