Portal de Eventos do IFRS, 7º SALÃO DE PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO DO IFRS

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A continuação dos discentes em áreas de ensino, pesquisa e extensão
Eduarda Nicchetti de Medeiros, Janine Bendorovicz Trevisan

Última alteração: 04-12-2022

Resumo


O componente curricular de Metodologia Científica é oferecido como parte da grade curricular do 1º ano do curso Técnico em Meio Ambiente integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Bento Gonçalves. Os discentes são desafiados a elaborar um projeto de pesquisa com o conteúdo de sua escolha e desenvolvê-lo no decorrer do período letivo, finalizando com a apresentação dos resultados em uma mostra técnica do IFRS. O atual projeto indissociável está relacionado a investigação e análise da trajetória acadêmica dos discentes nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, após a conclusão do referido componente curricular. Investiga-se o quanto os estudantes envolveram-se com projetos nos anos seguintes do curso. Para tal propósito, tabelou-se os dados encontrados no currículo lattes de todos os estudantes do segundo e terceiro ano do curso e também dos alunos da turma de 2019, que hoje, já estão formados. O levantamento mapeou a participação deles em algum projeto de ensino, pesquisa ou extensão, bem como a apresentação em eventos científicos e ao recebimento de premiações e destaques. Além da pesquisa nos Currículos Lattes dos estudantes, a metodologia incluiu buscas de notícias sobre a participação em eventos, além de analisar os resultados dos editais de fomento publicados no site do campus Bento Gonçalves do IFRS. Resultados indicam que, na turma de 2019, após 22 estudantes terem apresentado suas pesquisas produzidas no componente curricular de Metodologia Científica na MTC (Mostra Técnico Científica) 2019, quatro receberam premiação destaque. Já na turma de 2020, 19 estudantes apresentaram os resultados de suas pesquisas na 10ªMoexp do campus Osório do IFRS, realizada em 2021, sendo que quatro obtiveram destaques. Oito alunas da turma de 2020 apresentaram suas pesquisas na FBJC (Feira Brasileira de Jovens Cientistas) de 2021 e sete foram premiadas. Finalmente, na turma de 2021, dez estudantes apresentaram suas pesquisas na MTC do Campus, sendo que três receberam premiação destaque. Algumas trajetórias identificadas demonstram a contribuição da iniciação científica para a formação acadêmica dos estudantes: da turma de 2020, pelo menos sete estudantes continuaram desenvolvendo suas pesquisas após o encerramento do componente curricular, seja com o aprofundamento da sua análise ou com outro recorte. Finalmente, pode-se ver o envolvimento discente através do incentivo no campo científico que a matriz curricular do curso proporciona e também como procuraram projetos de seu interesse para participar, além de trazerem mais visibilidade e prestígio ao curso técnico de Meio Ambiente.



Palavras-chave


Iniciação Científica; Destaques; Curso Meio Ambiente.

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